Portal GCMAIS

Gramado da Arena Castelão passará por reparos paliativos para ser liberado em 30 dias

Os primeiros reparos já começaram a ser feitos. Foto: Sejuv/Divulgação

O gramado da Arena Castelão vai ser revitalizado para a temporada 2022. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) pelo secretário do esporte e juventude, Rogério Pinheiro. Nesta temporada, o gramado do estádio foi alvo de críticas, mas a troca da reforma completa pelo serviço de recuperação, com reparos paliativos, foi feita à pedido dos próprios clubes: Ceará, Fortaleza e Ferroviário.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O tratamento no gramado da Arena Castelão vai durar cerca de trinta dias e o Castelão já deve estar disponível entre os dias 22 e 23 de janeiro, quando o Ceará joga, como mandante diante do Globo-RN, pela primeira rodada da Copa do Nordeste.

Os clubes cearenses tiveram três opções de escolha para intervenção do gramado: Grama Natural (70 a 90 dias de obra); Grama Híbrida (60 dias); e Grama Sintética (60 dias). No entanto, diante do calendário de jogos do início da temporada 2022, a escolha foi pela revitalização do gramado, que tem a duração de 30 dias e já está sendo executada.

Castelão pode ter gramado híbrido

Governo do Estado e clubes estudam também a implantação de gramado híbrido em março. Foto: Sejuv/Divulgação

Publicidade

Está em estudo por parte da Sejuv e dos clubes a possibilidade de que a Arena Castelão feche por 15 dias em março para mudança total do atual gramado para o gramado híbrido, com grama natural (90%) e sintética (10%). Em janeiro do próximo ano, será feita uma visita ao estádio do Maracanã, onde está sendo instalada essa modalidade de gramado, para uma avaliação.

De acordo com o secretário Rogério Pinheiro, essa será para analisar o gramado híbrido da arena carioca que estará neste período recebendo uma máquina da Holanda para a execução do trabalho e ajudar na escolha do melhor gramado para Arena Castelão. “Neste momento iremos realizar a revitalização do gramado, que irá durar 30 dias, e iremos trabalhar junto aos clubes a possibilidade de realizar em março deste ano o sistema híbrido no gramado”, explicou o secretário Rogério Pinheiro.

Planejamento dos reparos

Segundo a Sejuv, as intervenções de revitalização do gramado do Castelão começaram logo após a última partida que a Arena recebeu na temporada, no caso, o duelo Fortaleza e Bahia, no dia 9 de dezembro, válido pela 38ª rodada do Brasileirão.

Sobre os reparos iniciados, a Secretaria informou que primeiro foi realizada a poda, um rebaixo do corte de preparação para corte vertical. Em seguida, ocorreu o corte vertical drástico, que proporciona uma limpeza da grama e a eliminação de palha e excesso de grama para estimulação ao desenvolvimento de raiz e novas folhas.

Leia também | Primeiro jogo do Fortaleza na Libertadores será em casa; saiba as datas das partidas do time na fase de grupos

Atualmente, está sendo feita a descompactação da grama (aeração com vazadores sólidos no solo compactado que retarda o desenvolvimento da grama). Em seguida, virão o Topdressing (cobertura de areia para nivelamento leve do solo) e a adubação (aplicação de produto especializado para a incorporação de nutrientes para impulsionar o desenvolvimento da grama para novas folhas).

A Sejuv informou ainda que a Arena Castelão tem passado constantemente por uma programação de manutenção: replantio da grama, corte, adubação, descompactação do solo, entre outros serviços. Cada tipo de intervenção depende, entre outros fatores, além da necessidade periódica, de intervalo sem jogos e de condições climáticas adequadas.

Recorde de jogos em 2021

A Arena Castelão finalizou a temporada com 83 jogos realizados em 2021. A última partida foi entre Fortaleza e Bahia, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O segundo estádio com mais jogos em 2021 é o Maracanã, com 68. Em terceiro, está o Mineirão, com 67.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em 2022, a Arena Castelão receberá partidas de Campeonato Cearense, Série A do Campeonato Brasileiro, Série C do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Sul-Americana e Copa Libertadores da América.

Sair da versão mobile