HISTÓRIA TRICOLOR

Em evento aberto ao público, Almanaque do Fortaleza será lançado nesta segunda-feira (14)

Lançamento está marcado para as 18h.

Compartilhe:
13 de março de 2022
Assistente de Redação Vídeo

A torcida tricolor e os apaixonados pelo futebol cearense ganham nesta segunda-feira (14) mais uma obra que mergulha na história do Leão do Pici: é o Almanaque do Fortaleza, que será lançado às 18h, no Shopping Benfica (1º Piso), na capital cearense. O evento tem entrada gratuita, mediante uso de máscara e apresentação do passaporte de vacina contra Covid-19.

Em evento aberto ao público, Almanaque do Fortaleza será lançado nesta segunda-feira (14)
Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz (à esquerda), enalteceu o tarbalho dos autores da obra, José Renato Sátiro e David Barboza. Foto: Arquivo Pessoal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De autoria dos pesquisadores cearenses David Barboza e paulista José Renato Santiago Santiago Júnior, o Almanaque do Fortaleza é resultado de uma pesquisa realizada ao longo de 16 anos por David Barboza, que mergulhou na história do Tricolor do Pici. São quase 500 páginas onde apresenta os 2.200 jogadores que já passaram pelo time, os mais de 170 técnicos, as partidas, os adversários, os títulos conquistados, dados estatísticos e muitas fotografias. “A obra destaca, entre outras coisas, Geraldino Saravá como maior artilheiro da história do clube. Já o jogador que mais vezes vestiu a camisa tricolor foi Pedro Basílio”, pontua David Barboza.

Leia também | Fortaleza vence o Ferroviário e fica a um empate da final do Campeonato Cearense

O livro registra um total de 4.790 jogos, somando quase 9 mil gols marcados desde sua fundação em 1918, até 2021, ano de conquistas como a classificação para a Libertadores. “É o maior almanaque de um time do Norte e do Nordeste”, destaca José Renato Sátiro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A obra conta com as “bênçãos” do presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, que recebeu um exemplar da obra da mão dos autores. “É uma obra sensacional. Tô muito feliz com o que ouvi. Uma obra completíssima de toda a nossa história. Jogadores, treinadores, estatísticas, dados, adversários, onde nós jogamos”, destacou Paz. Confira o vídeo:

Além do lançamento oficial do Almanaque do Fortaleza, com a presença dos dois autores pesquisadores, o evento será marcado também pelo lançamento do livro “Almanaque Fernando Sátiro – A epopeia de um craque alencarino”, de autoria de José Renato Santiago Jr. Os dois livros estarão à venda no local. A organização do evento  é do Memofut Ceará – Grupo de Literatura e Memória do Futebol Cearense, coordenado por Hilton Oliveira Júnior.

Entrevista com o autor do Almanaque do Fortaleza

Podcast Camisa 8 debate a onda de lançamentos de almanaques de futebol de times cearenses; ouça!

David Barboza (à esquerda), autor do Almanaque do Fortaleza, bateu um papo com Bruno Balacó e Carlos Henrique Costa. Foto: GCC/Divulgação

No 6º episódio do Podcast Camisa 8, lançado neste sábado (12), Bruno Balacó e Carlos Henrique Costa conversaram com o autor do Almanaque do Fortaleza, o pesquisador de futebol David Barboza. Na conversa, David Barboza falou sobre o processo de produção do livro, que é resultado de 16 anos de pesquisa, após incontáveis consultas nos acervos na Biblioteca Pública do Estado, Instituto do Ceará, Arquivo Público e biblioteca da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Leia também | Ceará e Fortaleza já sabem quando irão conhecer seus adversários na Libertadores e na Copa Sul-Americana

David contou também curiosidades e estatísticas sobre o almanaque tricolor, destacando os principais artilheiros e atletas com mais jogos pelo clube. Mas não ficou só no Fortaleza. O pesquisador falou também sobre como foi participar da produção dos almanaques do Calouros do Ar e América-CE. E antecipou que, em breve, deve ser lançado também um almanaque da história do Ceará Sporting Club.

Ouça o episódio:

Serviço

Lançamento do Almanaque do Fortaleza
Quando: 14 de março (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: 1º Piso do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza).
Entrada: gratuita, mediante uso de máscara e apresentação do passaporte de vacina contra Covid-19.
Preço da obra: R$ 110

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.