Portal GCMAIS

Estádio Presidente Vargas, que foi local de hospital de campanha, completa dois anos sem receber jogos

No último jogo disputado no PV, o Ferroviário venceu o Pacajus por 1 a 0, pelo Estadual de 20220. Foto: Lenílson Santos/Ferroviário.

Há exatos dois anos, a bola parava de rolar no estádio Presidente Vargas (PV). O último jogo de futebol realizado na praça esportiva completa seu segundo aniversário anual nesta terça-feira, 15 de março. Já sem torcida, por conta da pandemia, o PV foi palco da partida entre Ferroviário e Pacajus – que o time coral venceu por 1 a 0, pelo Campeonato Cearense de 2020. Felipe Macena foi o autor do gol que balançou as redes do estádio pela última vez.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dias depois de receber Pacajus 0x1 Ferroviário, o estádio foi fechado para servir de Hospital de Campanha para o tratamento de pessoas com Covid-19, no início da pandemia no Ceará. A unidade hospitalar, que atendeu mais de mil pacientes, funcionou por cinco meses, de abril a setembro de 2020. Daí em diante, foram oito meses de inatividade, entre o período que o hospital de campanha foi desativado e o início da reforma, em julho de 2021.

Ceará terá 200 leitos em cinco hospitais de campanha

Um hospital de Campanha foi instalado no PV em abril de 2020. Foto: Divulgação / PMF

Com as obras de modernização na reta final, a previsão é de que o PV possa ser reaberto em abril deste ano, segundo a última projeção divulgada pela Prefeitura de Fortaleza.

Publicidade

Sobre a reforma do PV

A expectativa é de que, depois de pronto, o PV passe a contar com um gramado com “qualidade superior ao anteriormente utilizado” e no mesmo padrão do utilizado na Arena Castelão, com grama do tipo “bermuda celebration”, padrão Fifa. Além da troca do gramado, o trabalho inclui manutenção nos vestiários, modernização da iluminação e melhoria das estruturas metálicas.

Leia também | Às vésperas da inauguração, obras da Arena Romeirão passam por visita técnica

Por exemplo, pintura dos corrimãos; recuperação do alambrado; manutenção das cadeiras das arquibancadas; ajuste nos forros; correção de infiltrações; reparos hidráulicos, elétricos e de iluminação; além da manutenção dos vestiários, com o reparo dos armários, pintura e troca do gramado sintético de aquecimento dos jogadores.

Momentos marcantes da história do estádio Presidente Vargas

Ao longo de sua história, o estádio foi palco de momentos memoráveis, como o milésimo jogo de Pelé pelo Santos em 1972. Foi ainda palco de jogos da seleção feminina de futebol (em 2016) e da seleção master (em 2020) que foi Tetra na Copa do Mundo em 1994. Para além do futebol, já foi palco de eventos religiosos (como o Queremos Deus) e shows musicais. É o segundo maior estádio do futebol cearense, com capacidade para 20.166 espectadores, ficando atrás apenas da Arena Castelão, que recebe mais de 60 mil torcedores.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile