MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS

Julgamento do Crato, que pode excluí-lo da competição e paralisar o Cearense 2022, acontece nesta terça-feira (19)

O Crato é investigado por suspeita de manipulação de jogos no certame estadual. A ação que pede a exclusão do time caririense é movida por Icasa e Maracanã

Compartilhe:
18 de abril de 2022
A10

O julgamento do Crato, por manipulação de resultados, está marcado para esta terça-feira (19), às 14h, na sede OAB-CE, em Fortaleza. O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJDF-CE), Fred Bandeira, confirmou a audiência.

Julgamento do Crato, que pode excluí-lo da competição e paralisar o Cearense 2022, acontece nesta terça-feira (19)
Foto: Reprodução/Facebook

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

São três os cenários para o julgamento: primeiro, o Crato sendo condenado e excluído do campeonato: assim, todos os jogos dele serão anulados. Por consequência, a tabela da 1ª fase mudaria, com outros classificados para a 2ª fase; segundo, Crato absolvido: desse modo, a classificação não mudaria e as semifinais seguiriam normalmente; e, por fim, jogos remarcados para o time do Cariri: as partidas seriam remarcadas a partir das quartas de final.

Os advogados que representam os semifinalistas do Cearense 2022, Fortaleza, Ferroviário, Caucaia e Iguatu pediram o adiamento do pleito, mas a sessão será realizada de modo híbrido: presencial e online.

“A sessão será mantida. Eduardo de Salles e Alex Santiago, advogados dos quatro semifinalistas, estão viajando, com bilhetes comprados antes da sessão, pediram o adiamento da mesma. Mas deliberamos e entendemos que de fato a sessão pode e deve ser mantida. Eles podem participar de onde estiverem através da plataforma zoom”, explicou Fred Bandeira, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJDF-CE).

Inquérito concluído para o julgamento do Crato

Com o inquérito que investiga a suspeita de manipulação de jogos concluído, Fred Bandeira explica como será a continuação do julgamento suspenso.

“Será dado continuidade ao julgamento que foi suspenso em virtude do inquérito que já foi finalizado. Retomaremos o julgamento das preliminares, são em torno de 8 ou 9, já foram devidamente sustentadas pela defesa e pela Procuradoria. E, se porventura, for acatada uma das preliminares, o processo deve ser arquivado e encerrado. Se elas forem superadas, a gente passa para o mérito. Haverá novamente sustentação da procuradoria e da defesa, no tocante à questão do mérito, que é o pedido de exclusão do Crato”, explicou.

Entenda o caso

A partir de áudios vazados e atribuídos a membros do Crato, o Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor, identificou algumas pessoas, dentre ela Lúcio Barão, dirigente do Crato, que é citado mais de uma vez nas gravações. As oitivas, com diversos investigados e testemunhas começaram na ainda em 31 de Janeiro, mas o processo seguiu sob sigilo. O prazo para concluir as investigações era de 30 dias, mas acabou se estendendo um pouco e só agora foi concluído.

Leia também | Prazo para renovação de financiamento do Fies é prorrogado até 30 de abril

O Crato é investigado por suspeita de manipulação de jogos no certame estadual. A ação que pede a exclusão do time caririense é movida por Icasa e Maracanã. Os clubes têm interesse na exclusão da equipe. O primeiro teria ido às quartas de final do Cearense e o segundo não seria rebaixado e punido após uma escalação irregular.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.