Em entrevista ao programa Camisa 8, nesta segunda-feira (9), o presidente do Ferroviário, Newton Filho, afirmou que o clube tem negociações avançadas com a Prefeitura de Fortaleza para sediar o jogo de reabertura do estádio Presidente Vargas (PV), que está fechado para jogos desde março de 2020.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
De acordo com Newton Filho, a expectativa é de que o jogo de reinauguração do PV seja realizado no dia 21 de maio (sábado), recebendo o duelo entre Ferroviário e Botafogo-SP, pela 7ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, a partida está marcada para o estádio Elzir Cabral, na Barra do Ceará, mas, caso o PV tenha todos os seus lados aprovados, o jogo deve ser transferido para o Presidente Vargas.
“Eu diria que está 99% certo. A Secretaria (de Esporte e Lazer, da Prefeitura de Fortaleza) nos falou sobre essa possibilidade. O Ferroviário tem o interessante de reinaugurar o PV. Existe essa ligação histórica do Ferroviário com o estádio Presidente Vargas. Eu diria 99%, porque esperamos que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ratifique o pedido do Ferroviário e da própria da Secretaria, para que o jogo seja no PV, afirmou Newton, durante o programa Camisa 8.
Acompanhe a íntegra da entrevista com Newton Filho, que foi o ponto alto do programa Camisa 8 desta segunda-feira (9), data em que o Ferroviário completou 89 anos de história:
Investimentos da reforma do PV e os laudos do estádio
Sem receber jogos há quase dois anos e dois meses (a última partida foi disputada em março de 2020), o PV volta à cena no momento em que a principal praça esportiva do Estado, a Arena Castelão, sofre duas críticas pela qualidade de seu gramado, castigado por uma maratona de jogos e pelas fortes chuvas na capital cearense. Uma vez que tiver liberado para receber jogos, o estádio Presidente Vargas surge como “salvação” para aliviar a carga de jogos no Castelão, em meio a um calendário movimentado nos jogos dos times cearenses, especialmente Ceará e Fortaleza. O Ferroviário, por sua vez, também manifestou desejo de mandar seus jogos na Série C no local.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A reforma do PV contou com um investimento de R$ 2,5 milhões. Com a conclusão das obras de drenagem, irrigação e revitalização no campo, o estádio contará com mais de 8 mil m² de novo gramado do tipo Bermuda Celebration, padrão Fifa, que possui qualidade superior ao anteriormente utilizado.
Além do gramado, o estádio passou por reparos na pintura, melhoria nas estruturas metálicas da cobertura, iluminação, modernização da rede elétrica, além de reforço nas demarcações das arquibancadas, substituição dos revestimentos de cerâmica nos vestiários, banheiros e lanchonetes.
Leia também | Estádio Presidente Vargas, que foi local de hospital de campanha, completa dois anos sem receber jogos
Uma vez finalizada a reforma, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) ficará encarregada do recebimento dos laudos liberatórios dos órgãos competentes: Corpo de Bombeiros; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea); Polícia Militar e Vigilância Sanitária. As licenças deverão atestar as boas condições do PV e o funcionamento pleno de todos os sistemas operacionais do estádio, sendo favoráveis à sua reabertura.