STJD anula decisão do TJDF-CE, mantém título do Fortaleza e resultados do Campeonato Cearense | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
JULGAMENTO DO MÉRITO
STJD anula decisão do TJDF-CE, mantém título do Fortaleza e resultados do Campeonato Cearense
Decisão ocorreu de forma unânime, por 8 votos a 0
BRUNO BALACÓ
Postado em 23 de junho de 2022
STJD anula decisão do TJDF-CE, mantém título do Fortaleza e resultados do Campeonato Cearense
Fortaleza conquistou o título após derrotar o Caucaia na decisão. Foto: Bruno Balacó/gcc

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade (8 votos a 0), tornar sem efeito as decisões do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), que havia anulado todos os jogos do Crato no Campeonato Cearense de 2022, inviabilizando a homologação do resultado do torneio. Diante da decisão da corte máxima do futebol brasileiro, os resultados do Estadual de 2022 estão mantidos e o tetracampeonato cearense do Fortaleza está confirmado. A decisão não cabe mais recursos no âmbito da justiça desportiva.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao analisar o caso envolvendo o Campeonato Cearense de 2022, os auditores do STJD seguiram o voto do relator do processo, Felipe Bevilacqua, que deu razão aos argumentos do recurso voluntário efetuado pela Federação Cearense de Futebol e pelos quatro clubes semifinalistas da competição (Fortaleza, Caucaia, Iguatu e Ferroviário).

Durante a sessão do Pleno, os auditores do STJD destacaram ainda que a decisão de suspensão dos resultados do Crato acabou prejudicando o andamento das investigações em curso contra a equipe do Crato, envolvida de manipulação de resultados no Estadual de 2022. O time da região do Cariri acabou rebaixado com a pior campanha do torneio, com direito a vários jogos com placares suspeitos.

Siga o Camisa 8 no Instagram 

Em virtude desse cenário, corregedor regional do Nordeste do STJD, Luiz Felipe Bulus, foi designado para fazer uma visita ao TJDF com o objetivo de fazer uma inspeção, acompanhando de perto as denúncias envolvendo os clubes que disputaram o Campeonato Cearense.

Entenda o imbróglio

Ao fim da primeira fase do estadual, o TJDF atendeu a um pedido da FCF e suspendeu o Crato de todas as competições organizadas pela Federação.

“Tais relatórios ensejam gravíssima constatação de manipulação de resultado, envolvendo a agremiação do Crato Esporte Clube, possivelmente por seus dirigentes e atletas e, que, na data de hoje, 16/02/2022, ocorrera uma partida envolvendo tal agremiação contra a agremiação Atlético Cearense onde salienta-se que a equipe do Crato Esporte Clube fora derrotada pelo elástico e inacreditável placar de 9×2, o que, por si só demonstra flagrante indício de manipulação de resultados”, declarou o presidente do Tribunal, Frederico Bandeira.

Desta forma, Icasa e Maracanã entraram com pedido no TJDF para que o Crato fosse excluído do Campeonato Cearense e, assim, pudessem se beneficiar com a saída da equipe.

Leia também | Fortaleza x América-MG: onde assistir, horário e possíveis escalações

Campeonato Cearense 2022

O Campeonato Cearense de 2022 teve o Fortaleza como campeão ao vencer a final contra o Caucaia. Crato e Atlético Cearense foram rebaixados para a Série B Estadual em 2023. Já o conquistou a vaga para a Série D do Brasileiro do próximo ano.


Deixe seu comentário