Esporte

Derrota da seleção brasileira para a Itália na Copa de 1982 faz 40 anos

Jogo decretou a eliminação do Brasil no Mundial de 82

Compartilhe:
3 de julho de 2022
Assistente de Redação vídeo
Derrota da seleção brasileira para a Itália na Copa de 1982 faz 40 anos
Paolo Rossi foi o carrasco brasileiro. Foto: Fifa/Divulgação

Perder a final por 2 a 1 para o Uruguai na Copa de 1950. O 7 a 1 na semifinal, também em casa, para a Alemanha, em 2014. Há quem diga que, entre os traumas futebolísticos doloridos, há um jogo que faz torcedores da Seleção Brasileira respirarem tão fundo quanto essas ocasiões. A tão forte lembrança é de 1982 e foi batizada pela imprensa de “Tragédia do Sarriá” – em alusão ao estádio na cidade de Barcelona onde tudo aconteceu. A derrota completa 40 anos nesta semana.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os três gols de Paulo Rossi, no dia 5 de julho de 1982, fizeram parte do pesadelo dos brasileiros que assistiram à até então impensável eliminação da Seleção na segunda fase de grupos da Copa do Mundo da Espanha (naquele ano, o método de disputa era diferente do atual). O acontecimento foi tão surpreendente que gerou uma comoção nacional. O Brasil precisava de um empate para passar de fase, mas acabou perdendo por 3 a 2. A Itália foi a campeã do mundo e o Brasil adiou o sonho do tetracampeonato, que só veio 12 anos depois.

Leia também | Ceará fica no 1 a 1 com o Inter, segue sem vencer em casa e empata 9ª partida pelo Brasileirão

Mas, tão vivos quanto às lembranças dos gols de Paulo Rossi, são os momentos que despertaram a esperança dos torcedores. Depois de sofrer o primeiro gol, com apenas cinco minutos de jogo, o Brasil empatou com Sócrates, aos 12 minutos do primeiro tempo. “É demais! É demais!”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<