Com o fechamento do 1º turno do Brasileirão, decretado após a vitória de 1 a 0 do Coritiba sobre o Cuiabá, nesta segunda-feira (25), o Fortaleza viu sua situação no Campeonato agravar. Agora, a distância para sair da Zona de Rebaixamento aumentou de 5 para 6 pontos, em relação ao início da 19ª rodada.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Fortaleza soma 15 pontos, seis a menos que o Avaí, atual 16º colocado e primeiro time fora do Z-4. A rodada de encerramento do primeiro turno também causou a perda de uma posição para o Leão, que passou de 19º para o 20º lugar. Tudo porque o tropeço em casa, com o empate em 0 a 0 com o Santos, combinado com a vitória do Juventude por 1 a 0 sobre o Ceará, fez o Tricolor do Pici voltar para a lanterna da Série A.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Conta para o Fortaleza fugir do rebaixamento
A projeção atual, que indica uma margem segura de permanência na Série A, é de 45 pontos, de acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas de futebol. Com essa pontuação, a chance de se evitar o rebaixamento é 99%, segundo a projeção que leva em conta o desempenho atual das 20 equipes que disputam o torneio. A título de comparação, na Série A do ano passado, o Juventude, 1º time fora da Zona de Rebaixamento, precisou somar 46 pontos para garantir a permanência.
No caso do Fortaleza, o time precisaria de mais 30 pontos. Ou seja, somar 10 vitórias em 19 jogos. Outra forma de obter a pontuação é somar 9 vitórias e 3 empates. Com 43 pontos, as chances de fuga do rebaixamento são de 90%. Para chegar lá, o Fortaleza de mais 28 pontos, que podem ser obtidos com 9 vitórias e 1 empate.