Nesta segunda-feira (17), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), informou que está acompanhando os desdobramentos da confusão generalizada que ocorreu nas arquibancadas da Arena Castelão nesse domingo (16), durante a partida entre Ceará e Cuiabá pela Série A do Campeonato Brasileiro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) é responsável pelo pela apuração do caso. Ainda no domingo, o integrante do departamento e plantonista do Juizado do Torcedor, promotor de Justiça André Barbosa, destacou que quatro procedimentos foram registrados, por desacato à autoridade policial, agressão contra policial e invasão de campo. Os casos mais graves foram direcionados à delegacia de plantão da área.
Nesta segunda-feira (17), o coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França, cobrou, em reunião na Arena Castelão com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Federação Cearense de Futebol (FCF), a criação de uma delegacia especializada, que atuaria, especificamente, em casos de violência registrados em praças esportivas. Na reunião, Edvando França também reforçou a necessidade de se retirar as cadeiras dos setores da Arena Castelão onde ficam as torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza, evitando assim que os objetos sejam utilizados em possíveis confrontos.
Ainda conforme o promotor de Justiça, o Nudtor tentará viabilizar a implantação de tecnologia de reconhecimento facial nos estádios cearenses, o que permitiria barrar torcedores banidos das praças esportivas. O promotor de Justiça Edvando França estará, inclusive, na quarta-feira (19), no Estádio Maracanã (RJ), por ocasião da final da Copa do Brasil, acompanhando a apresentação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de um projeto-piloto de implantação da biometria facial de torcedores, que posteriormente poderá ser migrada para a Arena Castelão. A visita do representante do Nudtor foi garantida pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas.
O Nudtor aguarda encaminhamento ainda nesta segunda de relatório da Polícia Militar detalhando o ocorrido na Arena Castelão para tomar as providências necessárias.
Leia mais | Em jogo marcado por confusão, Ceará arranca empate com Cuiabá no Castelão
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<