Ícone do site Portal GCMAIS

Torcida do Equador viraliza nas redes ao pedir cerveja durante abertura da Copa

Torcida do Equador viraliza nas redes ao pedir cerveja durante abertura da Copa

Foto: Reprodução

A decisão do governo do Catar de proibir a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa do Mundo de 2022 se tornou motivo de protesto durante a partida entre Catar e Equador, na abertura do Mundial, realizada neste domingo (20). Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ouvir os gritos da torcida equatoriana nas arquibancadas do estádio Al Bayt dizendo “queremos cerveja”, durante o intervalo da partida.

Anteriormente, a organização da Copa havia permitido a venda de bebidas em um horário restrito nos estádios, mas retrocedeu na decisão que surpreendeu a Fifa e o Comitê Organizador.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O único local em que haverá venda de cervejas será no Fan Fest, e apenas em uma janela de quatro horas, entre 19h e 1h do horário local. Somente quem estiver nos camarotes dos estádios poderão usufruir da bebida durante as partidas. O valor do copo de meio litro segue em torno de R$ 75, ou 50 riais catarianos na moeda local. Além disso, o limite de quatro copos por pessoa, para evitar o excesso de consumo, deve prevalecer.

Inicialmente, tanto a Fifa quanto o Comitê Organizador haviam anunciado formalmente que o plano era iniciar a venda três horas antes do início de cada jogo (quatro horas na abertura e na final) e interrompê-la cerca de 40 minutos do apito inicial, para dar tempo de os torcedores entrarem nos estádios. Porém, há dois dias da abertura do mundial, novas regras foram anunciadas, restringindo ainda mais o consumo.

Publicidade

Entretanto, a cerveja sem álcool não tem restrições de venda e consumo durante as partidas, além de ser uma opção mais acessível. O preço é consideravelmente mais barato e sairá pelo valor de R$ 44, ou 30 riais catarianos.

Por questões culturais, e ao contrário de todos os outros países onde a Copa do Mundo já foi realizada, o consumo de bebida alcoólica no Qatar tem severas restrições e vem sendo uma das questões mais debatidas fora das quatro linhas. Apenas alguns restaurantes, localizados quase todos em hotéis internacionais, podem comercializar a bebida, mesmo assim com limitações.

Leia também | Equador vence Catar por 2 a 0 e quebra invencibilidade de países-sede em estreias de Copa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile