Ícone do site Portal GCMAIS

Pia Sundhage revela convocadas da seleção feminina para a Copa do Mundo de 2023

Seleção feminina de futebol é convocada para a Copa do Mundo 2023; confira jogadoras

Foto: Divulgação/ CBF

A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta terça-feira (27), as 23 jogadoras da seleção feminina convocadas para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2023. A divulgação foi feita em uma coletiva realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O torneio será disputado na Austrália e na Nova Zelândia a partir do dia 20 de julho. Além das convocadas, foram revelados os nomes das três suplentes, que viajarão com a delegação e estarão disponíveis em caso de lesões.

Uma das principais presenças na lista é a lendária Marta. A craque de 37 anos participará da competição pela sexta vez, e possivelmente, a última. Marta é a maior artilheira da história das Copas do Mundo, tanto no futebol feminino quanto masculino, com 17 gols. A meia-atacante, que atualmente defende o Orlando Pride (Estados Unidos), é a jogadora mais experiente entre as convocadas. Por outro lado, a mais jovem da equipe é a suplente Aline Gomes, de apenas 17 anos.

A maioria das jogadoras chamadas por Pia Sundhage atua no exterior, mantendo a tendência do último Mundial, realizado na França, no qual 18 das convocadas também jogavam fora do Brasil. Na convocação desta terça-feira, a liga norte-americana é a que possui o maior número de representantes, com sete jogadoras convocadas. Em segundo lugar está a liga espanhola, com seis jogadoras.

Além das jogadoras estrangeiras, o Brasil conta com oito nomes ligados a clubes do país. O Corinthians, tricampeão nacional, é o destaque com quatro convocadas. Outros clubes brasileiros também estarão representados na Copa do Mundo: Flamengo, Santos, Palmeiras e Ferroviária, este último com a suplente Aline.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as jogadoras. Testamos 90 atletas e fiquei muito animada, pois quase metade do time nunca foi a uma Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial. Após quatro anos, é o momento perfeito para a Copa do Mundo”, declarou a técnica Pia Sundhage na abertura da entrevista coletiva.

As convocadas se apresentam ainda esta semana à seleção brasileira, para treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). No domingo (2), às 10h30 (horário de Brasília), as comandadas de Pia enfrentam o Chile no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em um último amistoso antes da viagem para o Mundial.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Brasil foi sorteado no Grupo F, com sede na Austrália, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A estreia será diante das panamenhas, no próximo dia 24 de julho, às 8h, em Adelaide. No dia 29, às 7h, será a vez de encarar as francesas, em Brisbane. A participação na primeira fase chegará ao fim no dia 2 de agosto, novamente às 7h, contra as jamaicanas, em Melbourne.

A seleção feminina busca um título inédito. A própria Pia, apesar de bicampeã olímpica em 2008 e 2012, em ambas comandando os EUA, tenta vencer a Copa do Mundo pela primeira vez na carreira. Na edição de 2011, realizada na Alemanha, a treinadora chegou à decisão, mas as norte-americanas foram derrotadas pelo Japão. Como jogadora, a sueca tem um terceiro lugar, no Mundial de 1991, o primeiro da história, disputado na China.

Leia também | Fortaleza espera bater seu recorde de público na Série A contra o Flamengo

Pia assumiu o time brasileiro em 2019, após a Copa passada, substituindo Vadão. Ao longo de quatro anos, a sueca trabalhou com 92 atletas diferentes e comandou a seleção em 53 jogos: com 32 vitórias, 12 empates, nove derrotas, 120 gols marcados e 40 sofridos. O título da Copa América, em julho de 2022, na Colômbia, assegurou classificação à Olimpíada de Paris (França), no próximo ano. Ela será a primeira mulher a dirigir o Brasil em um Mundial adulto.

Jogadoras da seleção feminina convocadas para Copa Mundo 2023

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Luciana (Ferroviária) e Camila Rodrigues (Santos).

Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Tamires (Corinthians), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal).

Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians) e Ana Vitória (Benfica).

Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nicole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).

Suplentes: Tainara (Bayern de Munique), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).

* Com informações da Agência Brasil.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile