O Ceará anunciou, nesta quinta-feira (29), a contratação de Guto Ferreira como o novo treinador da equipe alvinegra para a temporada 2023. Essa será a terceira passagem de Guto pelo clube, após comandar o time em 2020 e 2021, acumulando um total de 94 jogos à frente do Alvinegro. Guto assume o cargo deixado por Eduardo Barroca, demitido na última quarta-feira (28).
Durante suas passagens anteriores pelo Ceará, Guto Ferreira levou o time a duas finais da Copa do Nordeste. Na primeira participação, sagrou-se campeão invicto, enquanto na temporada seguinte ficou com o vice-campeonato. Agora, ele retorna com o objetivo de conquistar mais títulos e levar a equipe cearense a um bom desempenho nas competições em que estiver envolvida.
Além do treinador, a comissão técnica também contará com a chegada do auxiliar André Luis e do preparador físico Valdir Junior, conhecido como Juninho. Os três desembarcam em solo cearense na madrugada desta sexta-feira (30) e já começarão a comandar as atividades com o elenco alvinegro na tarde de amanhã, no CT de Porangabuçu.
Guto Ferreira, de 57 anos e natural de Piracicaba, é formado em Educação Física e possui a licença PRO da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em sua carreira como treinador, ele já passou por clubes renomados como Internacional, Bahia, Chapecoense, Sport, Ponte Preta, Coritiba e Goiás, acumulando experiência e conquistando resultados expressivos ao longo dos anos.
O primeiro desafio de Guto Ferreira à frente do Ceará na temporada 2023 será na Série B, contra o Sport. A partida está marcada para este fim de semana, na Ilha do Retiro, em Recife/PE. A expectativa é de que o novo comandante consiga implementar sua filosofia de jogo e guiar o Vozão rumo a uma campanha de sucesso na competição.
Guto Ferreira de volta ao comando do Ceará
De volta ao Ceará, o treinador se mostrou contente pelo retorno e não escondeu sua ansiedade em estar ao lado da torcida alvinegra no estádio.
“Estou muito feliz. Pelo trabalho realizado na primeira passagem, pela identificação com o torcedor. Dessa vez, vou ter o torcedor comigo no estádio. Na primeira passagem, isso me marcou, pois nunca tive esse apoio dentro do estádio, devido à pandemia. Sinceramente, sempre que joguei contra, sonhei em ter essa torcida ao meu favor e, pela primeira vez, vou ter essa experiência”, comentou Guto em entrevista ao blog oficial do clube Alvinegro.
Leia também | Eduardo Barroca é demitido do Ceará após empate com Avaí no Castelão
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<