Após o Fortaleza emitir nota contra casos de violência entre suas torcidas organizadas e anunciar o rompimento com a TUF e JGT. Ceará e Ferroviário emitiram notas, se solidarizando, repudiando e apoiando qualquer medida que seja contra os atos de violência que vem sendo registrados dentro dos estádios.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No sábado (30), conforme nota divulgada pelo Fortaleza, no que depender do clube, os integrantes das torcidas organizadas identificados nos episódios de violência serão banidos e não poderão mais frequentar jogos do time.
Ceará em nota repudia quaisquer atos de violência praticados dentro ou fora dos estádios. O Time do Povo reforça que o futebol deve ser instrumento de confraternização e entretenimento a todos os torcedores, para que se conserve ambientes seguros e pacíficos em nossas praças esportivas.
O Ceará SC repudia quaisquer atos de violência praticados dentro ou fora dos estádios. O Time do Povo reforça que o futebol deve ser instrumento de confraternização e entretenimento a todos os torcedores, para que se conserve ambientes seguros e pacíficos em nossas praças… pic.twitter.com/e6JV0JC7vC
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) October 1, 2023
Leia também | Mega-Sena: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula para R$ 29 milhões
Ferroviário em suas redes sociais também emitiu nota, onde demonstra seu apoio a toda e qualquer medida que resguarde a vida do verdadeiro torcedor. E reforçam que futebol e violência não podem andar juntos.
Fortaleza rompe com torcidas organizadas TUF e JGT
O clube informou que também entrará com as medidas judiciais cabíveis para proibir a utilização da marca Fortaleza Esporte Clube por parte das torcidas TUF e JGT. Estas torcidas não mais poderão fazer uso de símbolos oficiais do clube, sob pena de multa e das devidas sanções legais.
“A partir da presente data, o Fortaleza não mais reconhece a existência institucional de TUF e JGT. As medidas acima têm efeito imediato. Temos a certeza de que o verdadeiro torcedor do Fortaleza Esporte Clube apoia o rompimento total e completo para com as referidas torcidas e o banimento dos envolvidos de todas as praças esportivas”, finaliza o texto.
Casos de violência
Torcedores de organizadas do Fortaleza Esporte Clube entraram em confronto novamente, desta vez, em frente à sede do clube na noite desta sexta-feira (29). A briga ocorreu após uma reunião entre líderes das torcidas TUF e JGT com o presidente Marcelo Paz e outros membros da diretoria para tentar selar um acordo de paz e evitar casos de violência como o que ocorreu nas arquibancadas da Neo Química Arena, em São Paulo no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
Entretanto, ao fim da reunião, integrantes da Torcida Irmandade Tricolor (antiga Jovem Garra Tricolor) foram surpreendidos por membros da Torcida Unida do Fortaleza (antiga Torcida Uniformizada do Fortaleza) ao sair pelo portão da frente da sede do Fortaleza.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um grupo de torcedores deixa a recepção pelo portão. Instantes depois eles são atacados por vários homens que trocam socos e pontapés. Pelo menos três teriam ficado gravemente feridos e teriam sido encaminhados para unidades de saúde.
TUF e JGT têm histórico de confrontos entre si em jogos realizados na Arena Castelão, onde inclusive ficam em lados opostos das arquibancadas.
Integrantes das duas maiores torcidas organizadas do Fortaleza também protagonizaram uma briga generalizada no setor das arquibancadas reservado a elas na Neo Química Arena antes da partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana contra o Corinthians, na noite da última terça-feira (26).
Em vídeos divulgados nas redes sociais é possível observar membros da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e da Jovem Garra Tricolor (JGT) trocando socos e pontapés. Em jogos na Arena Castelão, as duas torcidas costumam ficar em lados opostos do estádio. Ambas possuem histórico de rivalidade e já se envolveram em outras confusões.
Enquanto os torcedores do Leão se agrediam, os fãs do Timão presentes na Neo Química Arena se aproveitavam da situação para proferir xingamentos direcionados aos que participavam da confusão. A polícia do estado de São Paulo conteve a briga e o jogo começou normalmente.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<