O elenco do Ceará passou por avaliações cardiológicas nas primeiras semanas de atividades na temporada atual, com os atletas tendo passado por exames clínicos como eletrocardiograma, ecocardiograma e ergoespirometria. O intuito dos exames, conforme a equipe do time, é a prevenção de anomalias que possam colocar em risco a vida e o rendimento dos atletas.
Os exames foram feitos no Centro de Saúde e Performance, localizado no CT de Porangabuçu, sob a coordenação dos médicos Rafael Macedo e Carlos Mota, que são especialistas em cardiologia. Conforme o clube, todos os atletas foram aprovados nos exames e estão à disposição da comissão técnica para os compromissos da temporada.
O Alvinegro vai jogar no próximo domingo (21), a partir das 17h30, no Estádio Presidente Vargas (PV), em partida contra o Maracanã/CE, pela rodada de abertura do Campeonato Cearense.
Lesões
O Ceará registrou uma redução de 38% nas lesões musculares em 2023, na comparação com o ano anterior. Conforme o clube, o resultado é fruto de um trabalho do setor de fisioterapia para prevenir essas ocorrências.
Segundo o fisioterapeuta do time, Adolfo Bernardo, os exames clínicos e laboratoriais são feitos em paralelo a uma série de testes para a indicação de fatores que podem causar lesões nos atletas. Com isso, as análises determinam quais fatores precisam ser melhorados em cada atleta e quais os procedimentos devem ser adotados a partir disso.
“Esses testes são compostos por situações envolvendo mobilidade, desempenho, que são acometidas no futebol. Panturrilha, partes anterior e posterior da coxa e os adutores. Ao fim dessa avaliação, a gente tem uma triagem do atleta para saber como ele está. O que a gente busca é o máximo de simetria possível, mas algumas situações encontramos algumas particularidades, algumas assimetrias em atletas, algumas doenças e a gente precisa trabalhar para corrigir isso”, explica ele.
Leia também | Ceará confirma nomes de jogadores da Copinha que vão integrar o elenco principal
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<