O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o Sport na próxima terça-feira (12) pelo ataque feito por torcedores do clube contra o ônibus da delegação do Fortaleza, no último mês. O julgamento foi marcado para acontecer na sede do Tribunal.
O objetivo é determinar se o time de Pernambuco deve ser considerado culpado pelo previsto no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê no inciso I penas para clubes que deixarem de “tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”. Com isso, o Sport poderá ser multado em valores de R$ 100 a R$ 100 mil.
O Sport já está cumprindo uma punição determinada pelo Tribunal, em decorrência do ataque contra o Fortaleza. O Sport atualmente não pode contar com a própria torcida nos jogos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após as ações dos torcedores do clube no último 21 de fevereiro.
Presidente do Sport
Em reação à punição colocada sobre o time pernambucano, o presidente Yuri Romão sugeriu que a decisão tem relação com xenofobia. Nas palavras do dirigente, “estão punindo um clube de Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP.”
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Tudo aquilo que estava ao nosso alcance foi feito. Por isso que, mais uma vez, reitero que essa decisão não é razoável, deixar um ar de arbitrariedade, ou, pior, estão punindo um clube de Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP”, afirmou ainda.
O ataque
O ataque do dia 21 de fevereiro ocorreu quando os atletas do Fortaleza retornavam da Arena Pernambuco, após o empate em 1 a 1 contra o Sport pela Copa do Nordeste. Torcedores do time pernambucano atiraram pedras e bombas contra o ônibus da equipe adversária. Seis jogadores ficaram feridos e precisaram de atendimento em um hospital de Recife.
A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso, que foi registrado como ocorrência de lesão corporal pela delegacia de Prazeres. Testemunhas relataram que os jogadores estavam a caminho do hotel quando foram alvo de explosivos e pedras arremessadas por torcedores adversários.
Leia também | Após atentado, jogadores do Sport entram em campo com camisa do Fortaleza