A seleção brasileira feminina de futebol está na final das Olimpíadas de Paris 2024 após uma atuação espetacular contra a Espanha nas semifinais. Com uma vitória por 4 a 2, o Brasil garantiu vaga na grande decisão contra os Estados Unidos no próximo sábado, dia 10 de agosto, às 12h (horário de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.
Essa será a terceira final entre Brasil e Estados Unidos na história do torneio olímpico de futebol feminino. Nas outras duas oportunidades, em Atenas-2004 e Pequim-2008, a seleção norte-americana levou a melhor, vencendo por 2 a 1, na prorrogação, e por 1 a 0, respectivamente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O Brasil tem duas medalhas de prata no futebol feminino nos Jogos Olímpicos. Além disso, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2007 e terceiro colocado no Mundial de 1999.
Já os Estados Unidos são a seleção mais vitoriosa da modalidade, com quatro títulos olímpicos (1996, 2004, 2008 e 2012), uma prata (2000) e um bronze (2020), além dos quatro troféus da Copa do Mundo Feminina (1991, 1999, 2015 e 2019).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na semifinal contra a Espanha, atual campeã mundial, o Brasil abriu o placar aos 5 minutos do primeiro tempo após erro da goleira adversária. Com uma atuação consistente, a seleção brasileira ampliou a vantagem ainda na etapa inicial e chegou ao terceiro gol logo no início do segundo tempo.
Apesar da pressão espanhola, que diminuiu a diferença no marcador, o Brasil marcou mais um gol e se segurou bem até o final. Nos acréscimos, a Espanha ainda fez o segundo, mas não evitou a vitória brasileira por 4 a 2.
Na outra semifinal, os Estados Unidos derrotaram a Alemanha por 1 a 0, na prorrogação. As americanas já haviam superado o Japão nas quartas de final, também pelo mesmo placar.
Final do futebol feminino nas Olimpíadas: onde assistir
A final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris-2024 será transmitida ao vivo pela TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV.
O técnico Arthur Elias poderá contar com o retorno de Marta, que desfalcou o Brasil nos últimos dois jogos por causa de expulsão na primeira fase. A lendária camisa 10 busca seu primeiro ouro olímpico, após duas pratas em 2004 e 2008.
Será um duelo emocionante entre as duas seleções mais vitoriosas do futebol feminino mundial. De um lado, o Brasil, com sua força, técnica e tradição na modalidade. Do outro, os Estados Unidos, tetracampeão olímpico e maior vencedor da Copa do Mundo.
Quem ficará com o ouro em Paris-2024? Será uma final digna de uma grande decisão entre duas potências do futebol feminino.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<