COPA DO MUNDO

Alemanha faz protesto contra censura ao uso da braçadeira com as cores do arco-íris

Homossexualidade é crime no Catar, conforme o código penal do país. A lei prevê pena de até sete anos de prisão para os envolvidos

Compartilhe:
23 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

Os jogadores da Alemanha realizaram protesto durante a foto oficial da seleção antes do jogo contra o Japão, na manhã desta quarta-feira (23). No ato, os atletas cobrem as bocas com as mãos. O capitão do time, Manuel Neuer, entrou com a braçadeira “One Love” escondida.

Alemanha faz protesto contra censura ao uso da braçadeira com as cores do arco-íris
Foto: Reprodução/Twitter

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Alemanha faz protesto em campo

A manifestação dos jogadores da Alemanha é uma resposta às medidas da Fifa. A entidade proibiu manifestações durante as partidas. Seleções europeias queriam demonstrar apoio às causas LGBTQIAP+ através do uso da braçadeira “One Love”.

A Fifa ameaçou dar cartão amarelo aos jogadores que usassem a braçadeira. A homossexualidade é crime no Catar, conforme o código penal do país. A lei prevê pena de até sete anos de prisão para os envolvidos.

Jogadores da Inglaterra protestam antes de jogo após veto a braçadeiras “One Love”

Os joagadores da Inglaterra se ajoelharam e protestaram contra a decisão da Fifa após comunicado que as seleções não usariam mais a peça com cores do arco-íris contra as leis anit-LGBTQIA+ do país. A braçadeira “One Love” foi proibida de ser usada pelos atletas. O ato foi registrado horas antes da partida de estreia do país inglês na Copa do Mundo do Catar, contra o Irã.

Um grupo de sete seleções europeias anunciou que seus capitães não utilizarão braçadeiras contra o preconceito. Com medo de punições por parte da Fifa, as federações de Inglaterra, Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça afirmaram que não colocarão os atletas como alvo de possíveis infrações.

“A Fifa tem sido muito clara que vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição na qual poderiam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões. Então, pedimos aos capitães que não tentem vestir as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo”, diz nota oficial.

O Catar recebe críticas pelo seu histórico de problemas relacionados aos direitos humanos. O Código Penal do país proíbe a homoafetividade para homens e mulheres e prevê, como pena máxima, até o apedrejamento. A Fifa tem evitado se posicionar sobre a questão.

Leia mais | Copa no Catar: Fifa proíbe Harry Kane de usar braçadeira em apoio a comunidade LGBTQIA+

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.