JOGO ATRÁS DE JOGO

Marca histórica: Ceará terminará maio com número recorde de jogos em um único mês

Alvinegro está encarando uma maratona de jogos inédita em sua história de 106 anos

Compartilhe:
21 de maio de 2021
Assistente de Redação vídeo

Nunca antes em sua história o Ceará se viu diante de um calendário tão apertado quanto o que está encarando neste mês de maio. Uma prova disso é que o clube terminará o mês cumprindo um total de 15 partidas, por quatro competições diferentes: Estadual, Copa do Nordeste, Copa Sul-Americana e Série A do Brasileirão. Em números absolutos, uma média de praticamente um jogo a cada dois dias. Trata-se do maior número de jogos realizados pelo Alvinegro ao longo de sua história, de 106 anos.

Marca histórica: Ceará terminará maio com número recorde de jogos em um único mês
Para dar conta de tantos jogos em tão pouco espaço de tempo, o Ceará teve que fazer um rodízio no elenco. Foto: Fernando Ferreira /CearáSC

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Até então, o máximo de partidas que a equipe tinha feito num único mês tinha sido 13, em três temporadas diferentes: 1964. 2010 e 2014. Os dados são do pesquisador e memoralista do futebol cearense, Eugênio Fernandes Fonseca, repassados em contato com GCMAIS.

A quebra do recorde foi impulsionada pela maratona de oito partidas no Campeonato Cearense. Apenas no intervalo final dos oito dias finais da competição, o clube terá entrado em campo quatro vezes: no sábado passado (Ceará 0x2 Fortaleza), na última segunda (Ceará 5×2 Atlético), na quarta (Ceará 3×0 Ferroviário) e no próximo domingo (Fortaleza x Ceará, às 17h, na Arena Castelão, valendo o título do Estadual de 2021).

Leia também | Ceará vence o Bolívar, reassume a liderança e fica perto da classificação na Copa Sul-Americana

Pela Copa Sul-Americana, o time teve quatro compromissos agendados para maio de 2021: Bolívar 0x0 Ceará (em La Paz), Ceará 0x0 Arsenal de Sarandí-ARG (na Arena Castelão), Ceará 2×0 Bolívar (na Arena Castelão) e Jorge Wilstermann-BOL x Ceará (na quinta-feira que vem, ás 19h15min, em Cocha Bamba, na Bolívia).

Já pela Copa do Nordeste, o Ceará fez os dois jogos finais pelo torneio neste mês de maio: a semifinal contra o Vitória (venceu por 2 a 0, no Castelão) e a decisão contra o Bahia (perdeu por 2 a 1 no tempo normal e foi superado nos pênaltis por 4 a 2).

Leia também: Clássico-Rei da final do Campeonato Cearense terá VAR e árbitro Fifa

Fechando o mês, o Alvinegro fará sua estreia na Série A do Brasileirão diante do Grêmio, no dia 30 (domingo), às 16h, na Arena Castelão. Nos 12 jogos já realizados, o desempenho do clube é positivo: são 7 vitórias, 3 empates e apenas duas derrotas.

Nesse período, o time foi vice-campeão da Copa do Nordeste, se manteve líder do Grupo C da Copa Sul-Americana e chegou à decisão do Campeonato Cearense.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Para dar conta de tantos jogos em tão curto espaço de tempo (nas últimas três semanas, o time fez jogos em dias seguidos pelo Estadual e pela Copa Sul-Americana), o técnico Guto Ferreira teve que fazer rodízio no elenco, formando três bases de times: o time considerado titular, o reserva e a equipe de transição, que mescla profissionais e aletas atletas oriundos da base, que tiveram mais oportunidades nas partidas do Cearense. É o caso, por exemplo, de jogadores como Alan, João Castro, David, Marquinhos, João Victor e Natan Masiero.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.