Em apenas duas semanas de trabalho e cinco jogos à frente da equipe, o argentino Juan Pablo Vojvoda entrou para a galeria de técnicos campeões do Fortaleza Esporte Clube. Mais que isso: fez história ao se tornar o primeiro treinador estrangeiro a conquistar um título pelo Tricolor do Pici.
No futebol cearense, Vojvoda é o segundo treinador a conquistar um título de campeão cearense, em mais de 100 anos de disputa. O argentino igualou o feito do húngaro Janus Tratay, que, em 1961, conduziu o Ceará ao título do Campeonato Cearense.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Vojvoda assumiu o comando do Fortaleza no dia 10 de maio de 2021, na manhã seguinte após desembarcar na da capital cearense. Dois dias depois, fez sua estreia. Em grande estilo: goleada por 6 a 1 sobre o Crato, no estádio Raimundo Oliveira. Na sequência, vieram outros duas goleadas: 6×0 no Icasa e no Atlético.
No último dia 15 de maio, o argentino disputou seu 1º Clássico-Rei à frente do Leão do Pici e levou a melhor: vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, com gols de David e Matheus Jussa.
A melhor campanha deu ao Tricolor do Pici a vantagem do empate na decisão do Estadual. O resultado de 0x0 garantiu o tricampeonato cearense ao Fortaleza. E o 1º título da carreira de Juan Pablo Vojvoda como treinador.
Em sua coletiva de apresentação, deixou sua filosofia de trabalho e a cara que gostaria de dar ao time do Fortaleza: intensidade, equilíbrio e dinâmica de jogo. Conceitos que, após cinco jogos, se confirmam na prática. O discurso foi reforçado durante a vitória no Clássico-Rei, em vídeo divulgado pelo clube:
O Fortaleza divulgou hoje o vídeo com os bastidores do Clássico-Rei. Chama a atenção a preleção do técnico Juan Pablo Vojvoda: queria uma equipe intensa, inteligente, com personalidade, agressiva (sem cartões!), jogando até o limite. Time seguiu bem a cartilha e venceu por 2 a 0. pic.twitter.com/u74c5QWyyT
— Bruno Balacó (@Bruno_Balaco) May 17, 2021
Vojvoda chegou à decisão com a marca de 20 gols marcados, um sofrido em sua gestão e média de cinco gols por partida, até a decisão. Levantou a taça ainda invicto no cargo, com o retrospecto de 4 vitórias e um empate.
Perfil
Juan Pablo Vojvoda Rizzo tem 46 anos. Nasceu em General Baldissera, na Argentina. Fez carreira como jogador, atuando por oito anos no Newell’s Old Boys-ARG. E foi nesse clube que iniciou a carreira de técnico, comandando a equipe de base, em 2013. Seguiu na equipe por quatro anos.
Depois, acumulou passagens por Defensa y Justicia-AG (2017), Talleres-ARG (2018-2019), Huracán-ARG (2019) e Unión La Calera-CHI (2020-2021), seu último clube, que comandou por 40 jogos, com 18 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. Após conduzir o Unión La Calera ao vice-campeonato nacional, não chegou a um acordo para renovar com o clube neste início de ano e deixou o time chileno.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<