Estádio Presidente Vargas completa 80 anos nesta terça-feira (14); saiba quando o PV deve ser reaberto | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
ANIVERSÁRIO EM OBRAS
Estádio Presidente Vargas completa 80 anos nesta terça-feira (14); saiba quando o PV deve ser reaberto
Sem receber jogos há 18 meses, PV passa por reforma de recuperação do gramado.
BRUNO BALACÓ
Postado em 14 de setembro de 2021
Estádio Presidente Vargas completa 80 anos nesta terça-feira (14); saiba quando o PV deve ser reaberto
O estádio está em obras desde 22 de julho deste ano. Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Xodó do torcedor cearense, o estádio Presidente Vargas é o mais novo integrante do clube dos octogenários. Nesta terça-feira (14), o PV completa 80 anos de história. Mas sem festa, diferente do programação musical-artística que marcou a inauguração da praça esportiva, na noite do dia 14 de setembro de 1941, no bairro do Benfica, em Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Desta vez, o aniversário do PV será marcado pelo barulho das máquinas e dos operários, que estão à frente da reforma do gramado do estádio. Os trabalhos, que visam a implantação de um novo sistema de terraplanagem, drenagem e instalação de sistemas de irrigação automatizado, começaram no 22 de julho deste ano.

Registro desta terça-feira (14), mostrando o estágio atual da reforma. Foto: Alano Maia/Grupo Cidade

Com orçamento de R$ 1.946.899,79, a obra tem previsão de entrega de seis meses. Ou seja, pelo cronograma, o PV estaria de novo à disposição no fim de janeiro de 2022. Mas a gestão municipal é cautelosa quanto à reabertura. O prefeito José Sarto projeta o retorno ao longo do primeiro semestre do próximo ano, quando a praça esportiva voltará a ser palco de treinos e jogos das equipes locais.

O último jogo

O último jogo disputado no estádio completa um ano e meio nesta quarta-feira (15). Já sem torcida, por conta da pandemia, o PV foi palco do jogo entre Ferroviário e Pacajus – que o time coral venceu por 1 a 0, no dia 15 de março, pelo Campeonato Cearense. Logo na sequência, o estádio foi fechado para servir de Hospital de Campanha para o tratamento de pessoas com covid-19. A unidade hospitalar, que atendeu mais de mil pacientes, funcionou por cinco meses, de abril a setembro de 2020.

O último jogo disputado foi realizado no dia 15 de março de 2020, entre Ferroviário e Pacajus, pelo Estadual. Foto: Rochele Nogueira/FAC

Foram oito meses de inatividade, entre o período que o hospital de campanha foi desativado e o início das obras de reforma. A promessa é que, depois de pronto, o estádio passe a contar com um gramado com “qualidade superior ao anteriormente utilizado” e no mesmo padrão do utilizado na Arena Castelão, passando a contar também com grama bermuda celebration, padrão Fifa.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ao longo de sua história, o estádio Presidente Vargas foi palco de momentos memoráveis, como o milésimo jogo de Pelé pelo Santos em 1972. Foi ainda palco de jogos da seleção feminina de futebol (em 2016) e da seleção master (em 2020) que foi Tetra na Copa do Mundo em 1994. Para além do futebol, já foi palco de eventos religiosos (como o Queremos Deus) e shows musicais. É o 2º maior estádio do futebol cearense, com capacidade para 20.166 espectadores, ficando atrás apenas da Arena Castelão, que recebe mais de 60 mil torcedores.


Deixe seu comentário