O Rock surge no Brasil no final dos anos 50, já na metade dos 60 torna se fenômeno cultural e mercadológico alterando o comportamento da juventude, então porque agora estão pipocando eventos alusivos aos 40 anos do rock Brasil? Onde essa matemática não encaixa?
Rock Brasil 40 anos? Verdades e enganos sobre o Brock.
No biênio 2022/2023, muitos são os eventos alusivos aos auto conclamados 40 anos do rock nacional. Mas observando essa história queremos mesmo saber, o nosso Rock Brasil tem mesmo só 40 anos? Quer dizer que o rock no Brasil começou mesmo entre 1982/83?
Analogamente, á é costumeiro o engano de se apresentar a geração 80 como a geração que iniciou a história do Rock nacional. Mas podemos afirmar que tal tal informação não passa de mero engano, intencional ou não, o que importa é saber que o Rock Brasil aconteceu bem antes dos anos 1980.
A geração classe média roqueira dos anos 80 agora se denomina Brock
Não tratamos aqui de desmerecer a importância da geração 80, denominada Brock! Foi justamente nessa geração, após o surgimento bombástico das bandas Blitz e Gang 90, que o setor comercial das gravadoras, multinacionais em sua grande maioria, viram no rock nacional uma oportunidade de grandes negócios.
Muitos são os fatores para esse fenômeno mercadológico. Era a hora e o lugar certo, momento de abertura politica e fim de ditadura, avanço tecnológico inserido no mercado junto a vontade de viver uma liberdade antes impossível no país. fizeram do Brock esse momento inesquecível na memória afetiva popular, mas o nosso rock teve um apelo comercial tão intenso quanto nos anos 60 também, é sempre bom lembrar.
https://www.youtube.com/watch?v=A4T8HmNBKZ4
Jovem Guarda o Rock Brasil dos anos 60.
A primeira gravação de rock que consta no Brasil veio com Cauby Peixoto, logo após Carlos Gonzaga acontece com o hit Diana. Elis Regina gravou rock no inicio da carreira mas, o rock só acontece como fenômeno de massa mesmo com Celly Campelo e seus hits estúpido cúpido e banho de lua. Atenta a toda essa movimentação mercadológica, já sob a égide do regime militar, a TV Record de São Paulo lança o programa Jovem Guarda para dar vasão a todo movimento.
Em outras palavras, para o Rock Brasil acontecer, teve que driblar censura de esquerda e direita. A tal sigla, que mais parece denominação de partido politico MPB, surge quando o pessoal do “fino da bossa” se incomoda bonito com o sucesso do nosso rock! Rock que para dá uma volta nessas censuras, passa a se denominar Iê, Iê, Iê, ancorado no hit she loves you dos Beatles.
Ao mesmo tempo, para uns era alienação imperialista, para outros deformador da moral e dos bons costumes! Já que nos anos 60 a critica de comportamento era a máxima do nosso rock. E uma das grandes mudanças comportamentais que a cultura rock Iê, Iê, Iê introduziu foi justamente a minissaia. E é nesse contexto mercadológico fantástico e nunca antes visto no país que surge o nosso querido Rock Brasil.
Nos anos 60 a critica de comportamento era a máxima do nosso rock.
O Rock Brasil é um fenômeno sócio cultural que surge na indústria musical nacional no final dos anos 50. Rock que se firma nos anos 60, resiste ao período de chumbo nos 70, retoma o protagonismo nos 80, 90. Essa resistência musical que permanece até hoje, mesmo com uma configuração diferente do que é imposto pela indústria do entretenimento, que é quem comanda o mercado de música hoje no Brasil. Ouvir o novo Rock Brasileiro hoje é um trabalho de garimpo! Fora dos grandes esquemas, onde ainda permanece parte da geração 80, as novas bandas fixam-se em nichos e tendem a ser mais regionais e tem uma atividade local intensa.
A princípio a inovação tecnológica passou a ser o veiculo que proporcionava a circulação quase que exclusiva da produção do novo Rock Brasil. Não vivemos um período de menos rock, pelo contrário, nunca houve tanto rock como nos dias atuais! O que mudou foi o mercado e os roqueiros, por características próprias de sua própria cultura, avançam para o mercado das novas maneiras de se pensar o negócio da música sem medo. Comemorar a importância da geração 80 do rock nacional é bom, mas conhecer e saber lidar com toda a história do Rock Brasil é ainda melhor, é isso que viemos confirmar. O Rock Brasil não tem só 40 anos, a geração 80 do rock nacional é que chegou nos 40, como fenômeno social que ajudou a mudar o comportamento e a indústria no brasil, o rock precisa ser melhor compreendido.
Leia mais em: Coluna Mais Música
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.