Georgiano de Castro
Mais Música

Uma conferência livre nacional do rock.

A organização nacional do agentes da cultura rock e a sua 1ª Conferência Livre Nacional do Rock.

Compartilhe:
24 de outubro de 2023
Georgiano Castro

O nosso querido rock nacional não pode viver enjaulado no museu da época em que esteve inserido no mainstream do passado, o rock está presente hoje e tem 71 anos de história no Brasil. A importância do rock brasileiro para a cultura moderna, da fase industrial do país passa pelo fortalecimento da indústria cultural, principalmente nos avanços tecnológicos e nas estruturas de eventos, mas também é influente na resistência a ditadura e na recolocação do estado democrático de direito. Hoje o grande passo a ser dado além da reconexão com espaço de influência nas novas dinâmicas de mercado, é o enfrentamento direto ao neo fascismo que utiliza o eixo cultural como aporte, tomando de assalto certos outros estilos musicais e seus principais atores. Para tanto, fez se necessária uma organização maior do nosso nicho cultural a nível federal e daí surgiu a necessidade de uma conferência livre nacional do rock.

Uma conferência livre nacional do rock.
João Paulo Mancha, Uma referência na organização da cena rock.

 

No espaço cultural Renato Russo em Brasília, a 1ª conferência livre nacional do rock.

Debates na 1ª Conferência Livre Nacional do Rock

 

O Brasil é o único lugar do mundo onde se comemora o dia mundial do rock, isso veio devido ao poder de influência do estilo no processo de redemocratização do país naquela efervescência dos anos 80.  Onde a nossa capital Brasília,  tem muita importância nesse movimento, sendo de lá também que saíram alguns grupos seminais dos mais importantes para a cultura Rocker brasileira, por isso mesmo que Brasília é reconhecida como a capital nacional do Rock.  Da organização como classe dos roqueiros candangos, e de suas lutas por organização local, que surgiu a ideia da 1ª Conferência Livre Nacional de Rock, agregando os atores de toda a federação numa pauta comum, que visa implementar a valorização da nossa cultura e orientar politicas públicas de fomento a ações pautadas nesse tema.

 

 

 Para quê uma conferência nacional de rock?

Nós trabalhadores do rock vivemos da implementação de culturas solidárias de sócio economia criativa, tudo orientado na cultura “Do It Your Self” ou “Faça você Mesmo”. Diante dessa realidade é preciso somar, organizar, reunir todo o país em uma luta conjunta pela nossa cultura, passando para um novo estágio onde a participação cidadã assume um grande papel na fomentação e implementação das politicas culturais de valorização da cultura rock.

João Paulo Mancha, Ativista e um dos idealizadores da Conferência.

João Paulo Mancha, Uma referência na organização da cena rock.

 

Estruturalmente organizados em Brasília, o pessoal da Setorial Cultura Rock, capitaneados por diversos agentes, entre eles o Músico João Paulo Mancha, organizaram a 1ª Conferência Livre Nacional do Rock. Nela foram apresentadas e discutidas, toda uma cadeia de pautas prévias do mapeamento das dificuldades da classe  rockeira ativista do Brasil. Tendo as devidas soluções apresentadas e votadas como sugestão de orientações para o debate de politicas públicas de valorização e implementação de cultura.

 

Separados por 6 eixos: 1º – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, 2º – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social, 3º – Identidade, Patrimônio e Memória, 4º – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça, e Acessibilidade na Politica Cultural  5º – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e 6º – Direito as Artes e as Linguagens Digitais. Onde os temas foram debatidos e foram apontadas propostas de ações e deliberações que viraram a pauta principal de votação para aprovação de um documento comum do setor para ser defendido na 4ª Conferência nacional de Cultura do MINC – Ministério da Cultura – tentando uma implementação no Plano Nacional de Cultura. Mas que também servirá para orientar as ações locais, municipais e estaduais por toda a federação de coletivos, associações e agentes de cultura pró rock in roll.

 

Folder de participação dos conferencistas.

Folder da minha participação como conferencista.

 

Rockeiros do Brasil – Uni – vos!

Representantes de todas as regiões foram convidados para a conferência, tendo participação presencial e virtual também, com o uso de novas tecnologias de comunicação. Com isso Toda pauta foi conferenciada nesse dia 22.10.23 sendo transmitida toda conferência ao vivo pelo YouTube direto do espaço cultural Renato Russo, na 508 sul.W3 do plano piloto na capital nacional do rock, Brasília, que também é a capital federal. Acreditamos que um grande passo foi dado no nosso projeto de valorização e reconhecimento da importância da cena rock do Brasil e de suas ações pontuais de representatividade social e politica. inauguramos assim um novo momento que parte da cultura “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo) para a cultura “Do It Together” (Façamos Juntos) movimento rock organizado e poder público. Estaremos sempre acompanhando e divulgando ações nessa dimensão de valoração cultural. Até a próxima com mais novidades sobre a cena rock.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.