O dia primeiro de agosto marca a abertura da temporada dos ventos no Ceará, e faz a alegria da comunidade do kitesurf e dos esportes a vela no nosso estado.
O Ceará oficializou esse evento através da lei 16.586, de 05 de julho de 2018, de autoria do Deputado estadual Joaquim Noronha. Consta nessa lei que na data de primeiro de agosto fica instituído no estado do Ceará o dia oficial do kitesurf e do kitesurfista, que marca a abertura da temporada dos ventos no nosso estado.
ESPORTE DE INCLUSÃO SOCIAL
O Kitesurf apareceu no Ceará no inicio dos anos 2000, e de lá para cá tornou-se um esporte de inclusão social, que gera muitos empregos diretos e indiretos. O esporte proporciona aos jovens mais humildes grandes oportunidades de crescer e evoluir na vida, seja como instrutor ou como atleta, pois 0 Ceará é celeiro de vários talentos como o Carlos Mário “bebe” que hoje é tetra campeão mundial de kitesurf e representa muito bem o nosso estado mundo afora.
VENTOS ALÍSIOS
O Ceará é um estado agraciado pela natureza com as melhores condições para a prática do kitesurf, podemos dizer que aqui é um dos melhores lugares do mundo para a prática dos esportes a vela. De agosto a outubro de forma mais intensa, e se estendendo até o fim de dezembro, entram os famosos “ventos alísios”.
Esse fenômeno ocorre devido a aproximação do centro de alta pressão no Oceano Atlântico sul, chamado de alta subtropical do Atlântico sul. Por esse motivo o vento sopra forte, com media acima de 20 knots diariamente, e entra de forma transversal ao litoral, soprando do mar para a terra.
Essa forma que o vento chega ao nosso litoral torna o velejo mais seguro, pois se porventura acontecer algum problema com o equipamento do velejador, basta ficar boiando que o vento vai te empurrar para a praia.
Tudo isso aliado a temperatura da água no nosso litoral, sempre quentinha e agradável, torna o Ceará um lugar muito seguro e atraente para os praticantes de esportes movidos a vento, como o kitesurf, o windsurf, e agora com a explosão do wingfoil, que chega para ser o esporte da moda no momento.
Tenho presenciado uma migração muito forte dos amigos que eram praticantes do kitesurf, para o wingfoil que literalmente abandonaram o kitesurf.
MOLOKABRA DOWNWIND
Nesse início de temporada temos um grande evento que também marca a abertura do período dos ventos fortes no estado, que é o Molokabra Downwind. Acontece de 25 de agosto a 02 de setembro de 2023, competição que reúne muitos atletas de várias categorias do remo e da vela.
Regata Molokabra 2022
O Evento contará com 10 categorias, stand up paddle, VA’A, Paddleboard, Surfski, Supfoil, Kitesurf, Kitefoil, Wing foil, Windsurf, e Hobie cat 16.
O Molokabra é uma competição diferenciada, tem a chancela da Federação de vela e motor do Estado do Ceará, FVMEC e da Confederação Brasileira de Vela CBVELA, e tem organização geral da Associação de Stand up paddle do Ceará ASUP CE.
A competição conta também com um sistema de cronometragem eletrônica e instantânea feito pela empresa Real Timming, que faz o monitoramento dos atletas durante toda a prova.
Tem também o receptivo com acolhimento e hidratação aos atletas na casa molokabra, e equipes de segurança aquática com barcos e jets.
Regata Molokabra 2022
O atleta inscrito tem acesso a cursos e clínicas durante o evento e tem seguro de vida contra acidentes pessoais e despesas médico hospitalares, o que faz do Molokabra um dos melhores, mais seguros e bem organizados eventos de downwind do Brasil.
DAS COMPETIÇÕES DA VELA
A competição do Molokabra para o pessoal da vela começa no sábado dia 26 de agosto com a edição do Rei e Rainha da Orla, valido como campeonato cearense de downwind, chancelado pela FVMEC que sai do Porto das Dunas até a Barra do Ceará.
Domingo dia 27 tem a Copa Brasil de downwind, chancelado pela CBVELA, que tem dois percursos diferentes. Os competidores do kitesurf com prancha bidirecional e wave saem do Porto das Dunas até o Cumbuco, e o pessoal do kitesurf hydrofoil e wing foil saem da Barra do Ceará, fazem um breve upwind e vão finalizar no Cumbuco.
Assim sendo, teremos muita ação e adrenalina com um show de velas, pipas e canoas que irão colorir os verdes mares bravios nesse início de temporada, e trarão muitos turistas do Brasil e do mundo para aproveitar as excelentes condições de vento que só tem aqui no Ceará.
Link de inscrições: https://www.realtiming.com.br/evento/molokabra-downwind-2023