Portal GCMAIS

Indonésia, o paraíso das ondas perfeitas

Localizada na região sudeste da Ásia, Indonésia o paraíso das ondas perfeitas está posicionado em uma área que privilegia muito a prática do Surf. Com população de 276 milhões de habitantes, sua capital é a cidade de Jacarta, situada na Ilha de Java.

Indonésia fica entre os oceanos Índico e Pacífico, é favorecida pelo clima tropical, este destino possui uma vibe inconfundível e apaixonante. Sem dúvidas, é um país que respira turismo e acima disso, respira surf.

Gilberto Gouveia em Lances Left – foto Phill

Você encontrará  centenas de surf spots, alguns mais fáceis de acessar outros bem mais difíceis, e este fator é determinante para previsão do crowd que voce vai encontrar, pois, os lugares mais fáceis de chegar, como a praia de Uluwatu acabam apresentando crowd elevado.

EM BUSCA DA ONDA PERFEITA “THE SEARCH”

primeira onda surfada na Indonésia – Uluwatu – foto Jefrey

Publicidade

No entanto, este destino permite viver a experiência “The Search”, onde o surfista busca por ondas pouco exploradas. Sobre a qualidade das ondas, é de conhecimento geral o alto padrão presente na Indonésia, o paraíso das ondas perfeitas, ou seja, você vai fazer a cabeça com sessões de surf alucinantes.

Gilberto nas ilhas Mentawai – Macaronis – foto Phill

Considerado o maior arquipélago do mundo, a Indonésia é formada por aproximadamente 17 mil ilhas O país pertence ao Hemisfério Oriental, visto que seu território está totalmente localizado a leste do meridiano de Greenwich.

Gilberto Gouveia em Macaronis – Foto Phill

A linha do Equador “corta” a Indonésia, fazendo com que uma parte pertença ao Hemisfério Setentrional (norte) e a outra, ao Hemisfério Meridional (sul). O território indonésio está situado numa zona sísmica e de vulcões ativos, sendo afetado por terremotos e tsunamis, mas isso não importa para os surfistas em busca das ondas perfeitas.

COMO CHEGAR NA INDONÉSIA, O PARAÍSO DAS ONDAS PERFEITAS

voando para o outro lado do mundo – foto Gilberto Gouveia

Para chegar na Indonésia são mais de 2 dias de viagem entre voos e conexões, você pode ir via Europa ou via África do Sul. Vou narrar para vocês a minha experiência pessoal.  Eu sai de Fortaleza para São Paulo, onde peguei um voo para Johannesburgo, e de lá outro voo até Singapura. de lá peguei outro voo até Jacarta e finalmente o ultimo trecho de Jacarta a Denpassar.

Somando tudo a viagem durou 52 horas entre voos e conexões desde a saída de Fortaleza até a chegada a Ilha de Bali, literalmente uma viagem para o outro lado do mundo, mas vale muito a pena esse sacrifício, pois você vai chegar na Indonésia, o paraíso das ondas perfeitas.

PRIMEIRA PARADA BALI A ILHA DOS TURISTAS

hospedagem em Kuta beach

 

Chegando a Bali você tem a opção de se hospedar na cidade em Kuta Beach, que seria mais ou menos como a praia do Náutico aqui em Fortaleza, ou ir para Uluwatu, distante cerca de 30 kms do centro, que tem varias praias na região, como Bingin, Balangan entre outras. Em todas você encontra hospedagem de 10 a 50 dólares a diária, mas tem também resorts luxuosos com a diária bem mais cara.

A ilha de Bali além das ondas, tem também a parte cultural com inúmeros templos com atrações turísticas. Eu visitei o templo de Uluwatu com seus macacos e a famosa “dança do fogo” (dance of fire).

Um belíssimo espetáculo cultural onde eles contam a historia do Barong na luta contra o macaco branco. uma encenação feita ao por do sol, com vários figurantes que dançam e entoam cânticos típicos ao redor de uma grande fogueira.

dança do fogo – Uluwatu temple – foto Gilberto Gouveia

Em Bali na região de Kuta beach existe também uma animada vida noturna, com muitos bares e discotecas lotadas de turistas australianos na sua grande maioria, mas lá você encontra pessoas de todo o mundo, e os brasileiros tem presença marcante nessa verdadeira Babilônia.

G-LAND A ONDA PERFEITA E LONGE DA CIVILIZAÇÃO

localização da onda de G-Land

Durante a minha estadia na ilha de Bali. eu fui conhecer a famosa onda de G-Land na ilha de Java. Contactei o pessoal do G-Land Joyo’s Surf Camp que tem o pacote completo. Eles te buscam no seu hotel de manhã cedo, te levam a uma praia de onde saem os Speedboats rumo a ilha de Java. São duas horas e meia de viagem até chegar na ilha de java.

Gilberto Gouveia em G-Land – foto Willy Souw

Posso afirmar que foi em G-Land o lugar que peguei as maiores e mais cascudas ondas na Indonésia. tiveram dias com 0ndas de 7 a dez pés de altura, que quebram em cima de uma bancada rasa e afiada de coral. Capacete e botinha de borracha são equipamentos de proteção individual indispensáveis para praticar o surf em locais com essa condição.

O SURF CAMP NO MEIO DA SELVA

chegada no Joyo’s Surf Camp

O Joyo’s Surf Camp oferece acomodações em bangalôs no meio da selva. Lá e comum ver Dragões de Komodo circulando na porta do seu chalé, veados, e diversos animais exóticos, existe uma lagartixa chamada Geeko, que emite um som como o seu nome.

O Geeko é uma típica lagartixa encontrada na Indonésia – foto Willy Souw

Os macacos lá são uma atração a parte, tem centenas ou milhares deles, de todos os tamanhos. A direção do Surf camp orienta a todos para não deixar a porta do bangalô aberta, pois e comum os macacos invadirem o seu quarto a procura de comida, e levam o que estiver ao alcance deles.

os macacos de G-Land – foto Gilberto Gouveia

 

ILHAS MENTAWAI EM BUSCA DA ONDA PERFEITA

Para chegar as ilhas Mentawai é preciso pegar um voo da ilha de Bali para a ilha de Sumatra. Lá embarcamos a noite, no barco Star Koat da @mentawaisurfcharters para amanhecer já nas ilhas, e seguir para o lugar que estiver melhor.

Nós seguimos para Lances Left, uma esquerda perfeita e tubular que quebra sobre uma rasa bancada de coral afiado, como na grande maioria dos picos de surf na Indonésia.

A cereja do bolo dessa trip na Indonésia foram os 12 dias a bordo do barco Star Koat, eu e mais 11 amigos alugamos o barco numa trip só nossa pelos melhores picos das ilhas Mentawai.

O capitão do barco é um brasileiro nosso amigo, que mora na Indonésia chamado Kadu Maia com larga experiência nas Mentawais, e nesse período que estivemos lá, surfamos ondas de sonho, a busca estava completa.

Gilberto surfando a onda perfeita sobre uma afiada bancada de coral em Balangan

Assim sendo, se você quiser buscar a onda perfeita vá para a Indonésia, existem inúmeras outras ilhas e ondas famosas na Indonésia, como Desert Point na ilha de Lombok, Nias, Sumbawa, Nusa Lembongan, entre muitas outras aguardando para serem exploradas e surfadas.

Aeroporto de Sumatra

É um destino que serve tanto para os surfistas, como também para quem não pega onda, pela riquíssima manifestação cultural com milhares de templos, e atrações diversas. Visite a Indonésia.

 

Gilberto Gouveia e George Noronha em busca da onda perfeita

 

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile