Aconteceu no dia 28 de janeiro de 2024 a primeira etapa do Campeonato Cearense de Wingfoil Race na Praia do L na Barra do Ceará. Foi um evento muito legal, chancelado pela Federação Cearense de Vela e Motor (FVMEC), comandado pelo George Monteiro, que fez um excelente trabalho durante as oito regatas que foram disputadas.
O campeonato teve a participação em massa da flotilha do Ceará, que esta em franca expansão com a adesão de muitos atletas novatos, que é o meu caso, com menos de seis meses de prática do esporte, e diga-se de passagem, é uma das maiores do Brasil.
DAS CATEGORIAS EM DISPUTA
Os competidores foram distribuídos em 3 categorias, a iniciante para os novatos do esporte como eu, a amador para velejadores já iniciados e com alguma prática com o wingfoil e a categoria profissional para os atletas mais experientes e casca grossa da flotilha Cearense.
DAS DISPUTAS NA ÁGUA
Dentro d’agua a disputa foi bem emocionante, com todos os competidores extraindo o máximo do seu equipamento. Foi definido antes pelo Diretor de provas George Monteiro o formato da raia de competição. Ficou acertado que todas as categorias fariam o mesmo percurso, nas primeiras cinco regatas.
E na segunda sessão, com apenas 3 regatas a categoria iniciante faria um percurso mais simples, e as categorias amador e profissional fariam outro circuito mais difícil com boias a contravento, o que aumenta muito o grau de dificuldade da competição, exigindo mais técnica e arrojo dos wingfoilers na disputa.
DOS RESULTADOS DAS CATEGORIAS
A categoria profissional, a mais disputada teve a vitória do grande incentivador do wingfoil Cearense, o mestre dos magos Dudu Mazzocato, que novamente não deixou brechas para os seus adversários e sagrou-se o grande campeão da categoria. Em segundo chegou o Mauro Luiz, o Lagartixa man que fez uma bela disputa com o Dudu, mas a experiência do Dudu falou mais alto.
Dudu é uma grande fonte de inspiração para os wingfoilers pelo seu pioneirismo no esporte, e tem todo o respeito e a admiração da flotilha de wingfoil do Ceará.
Em terceiro chegou o Arthur Rosa, que é o editor do vídeo acima, que mostra o trajeto, e até os batimentos cardíacos dele, o cara é um monstro nas imagens, e em quarto chegou o Dr. Daniel Nogueira, que fez bonito e arrancou um lugar no podium.
CATEGORIA AMADOR
A categoria amador também foi bastante disputada. Os atletas amadores já tem quase o nível dos profissionais e fizeram uma bela disputa na raia da praia do L, com pegas bonitos entre os competidores.
E ao final das oito regatas o grande campeão foi o atleta João “Mamute”, com sua prancha agulha, que mesmo sem ganhar nenhuma regata, pois chegou em segundo em todas elas, sagrou-se campeão pela sua regularidade.
Em segundo perdendo por apenas um ponto chegou o Marcelo Matos, que ganhou algumas regatas, mas teve resultados piores em outras e no final a regularidade do João falou mais alto.
Em terceiro chegou o grande atleta Jessé da Experience Shop que mandou muito bem e foi um dos responsáveis pela realização dessa etapa, correndo atrás e fazendo tudo que foi preciso para que o evento fosse realizado e tivesse o brilho e a grandeza que teve. Tiro o chapéu para a garra e a força de vontade do Jessé, eu fui testemunha do empenho dele para o evento acontecer, e foi premiado com a terceira colocação na etapa.
CATEGORIA INICIANTE
A categoria Iniciante também foi bem disputada, como diz o nome, são os iniciantes no esporte, são os atletas sem muita experiência, que participam pela primeira vez de competições de Wingfoil race.
A categoria iniciante teve nível internacional, pois tinham amigos da Argentina na disputa, e no final das oito regatas o campeão foi este humilde redator que vos escreve, Gilberto, seguido pelo jovem talento da Barra, 0 Bruninho de apenas 14 anos, e em terceiro garantindo o seu lugar no podium ficou o meu amigo Demetrius Lins.
Foi um evento irado, que só comprova que o wingfoil está em plena expansão, e a cada dia que passa novos adeptos estão procurando as escolas para iniciar, fazendo girar toda a engrenagem do esporte, com os instrutores faturando com as aulas , os lojistas vendendo os materiais e os fabricantes sempre com novos lançamentos, fazendo com que os equipamentos usados fiquem com preço mais acessível a todos.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<