Governador deixa a gestão após sete anos e três meses à frente do Palácio da Abolição
“Izolda será firme e continuará garantindo o trabalho da segurança no Ceará”, afirma Camilo Santana sobre nova governadora
Na reta final da gestão, o governador do Ceará, Camilo Santana, concedeu entrevista exclusiva ao Grupo Cidade de Comunicação nesta quarta-feira (30). Na ocasião, o gestor fez um balanço dos sete anos e três meses à frente do Palácio da Abolição e elogiou a vice-governadora, Izolda Cela, que será a primeira mulher governadora efetiva na história do Ceará, em razão da renúncia de Camilo para, possivelmente, disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2022. O prazo final para desincompatibilização é o próximo sábado, 2 de abril.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante participação no programa Pan News em Revista 1ª Edição, na Rádio Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, e no projeto multiplataforma JC Entrevistas, Camilo Santana foi questionado sobre as ações na área da segurança pública e garantiu que a próxima governadora dará sequência ao trabalho de prevenção à violência no Estado.
“Sei que é um desafio a área da segurança e não tenho medido esforços em investimentos, em prevenção. Então, não tenho dúvidas de que a Izolda será firme e continuará garantindo todo esse trabalho da segurança no Ceará, que é desafiador para a população cearense”, afirmou.
O chefe do Executivo estadual ainda destacou investimentos realizados desde 2015, quando assumiu o Governo, nas áreas da educação, saúde pública e de segurança hídrica para a população, além do enfrentamento à pandemia de Covid-19, que chegou ao Ceará há dois anos.
Pandemia
Na entrevista, Santana também teceu críticas à condução da pandemia pelo Governo Federal. Segundo o petista, faltou liderança nacional para coordenar o enfrentamento ao novo coronavírus, papel que ele considerou que deveria ser desempenhado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
“Ao contrário, [Bolsonaro] negou a pandemia, disse que era uma ‘gripezinha’, que tirou a vida de mais de 650 mil brasileiros, não defendeu a vacina, não ouviu a ciência, trocou quatro vezes de ministro da Saúde e deixou os governadores com a responsabilidade de assumir as suas lideranças a nível de estado”, complementou.
Leia também | Izolda Cela assume o governo do Ceará no dia 2 de abril
Liberação do uso de máscara em locais fechados
Desde o último dia 21 de março, o uso de máscaras em locais abertos deixou de ser obrigatório, mas os espaços fechados permanecem com a exigência. Para que haja a liberação total da utilização da proteção, Camilo Santana informou que o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus aguarda o alcance de 70% da cobertura vacinal com a 3ª dose (de reforço) no Ceará, que hoje ainda está abaixo de 60%.
Assista à entrevista de Camilo Santana à rádio Jovem Pan News Fortaleza:
Izolda Cela: governadora do Ceará, sucessora de Camilo
Izolda Cela assumirá o Governo do Estado no dia 2 de abril, em virtude da renúncia de Camilo Santana, que vai concorrer a um cargo público nas eleições de 2022.
Além de assumir a gestão estadual até o fim do ano, Izolda também poderá concorrer à reeleição no pleito de outubro. Antes, porém, a sua candidatura precisa ser definida pelo seu partido, o PDT, nas convenções. Até agora, são quatro quatro pré-candidatos apresentados ao cargo de governador pela sigla: Roberto Cláudio (ex-prefeito de Fortaleza por duas gestões), Evandro Leitão (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), Mauro Filho (deputado federal), além de Izolda Cela (atual vice-governadora).
Natural de Sobral, a professora e psicóloga Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 61 anos. Ocupa o cargo de vice-governadora desde 2015, na eleição vencida por Camilo Santana. Antes, foi titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) na gestão do governador Cid Gomes. É casada com Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral.
Izolda iniciou sua trajetória política em 2001, quando assumiu o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de Sobral. Seguiu no cargo no ano de 2004. Entre 2005 e 2006, foi Secretária de Educação de Sobral.
A vice-Governadoria exerce um papel de coordenação executiva de agendas do Pacto por um Ceará Pacífico, voltadas para a prevenção da violência, além do acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelo Governo do Estado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.