No Dia da Mulher, Renata de Castro Monteiro Netto, tenente-coronel do Exército Brasileiro, está concorrendo ao Prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero das Nações Unidas 2023. Atualmente em missão de paz no Sudão do Sul, Renata, nascida em Mogi das Cruzes, destaca-se por seu trabalho no país mais novo do mundo, onde monitora e reporta violações dos direitos humanos. Esta é a primeira vez que um militar do Exército Brasileiro concorre ao prêmio nessa categoria.
Após uma infância em Mogi das Cruzes e mudanças para Salvador, Bahia, e Niterói, Rio de Janeiro, Renata se formou em Odontologia em Campos dos Goytacazes, em 1994. Em 1996, ingressou no Exército Brasileiro como oficial temporária e, posteriormente, em 2000, passou a ser oficial de carreira.
Renata se especializou em Endodontia e obteve um mestrado em Odontologia, além de realizar diversos cursos civis e militares. Em 2018, começou sua preparação para missões de paz, sendo selecionada para a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul em 2022.
No Sudão do Sul, Renata tem se destacado por sua atuação na proteção dos direitos humanos, especialmente das mulheres e crianças, em áreas de conflito. Sua indicação para o prêmio da ONU se baseia em suas ações durante uma crise de violência em 2023, onde buscou colaborar para diminuir o sofrimento dos mais necessitados.
O Sudão do Sul, independente desde 2011, enfrentou uma guerra civil que resultou em centenas de milhares de mortes e milhões de deslocados. Renata destaca a evolução do país desde sua chegada, apesar dos contínuos conflitos étnicos e territoriais.
O resultado do Prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero das Nações Unidas 2023 será divulgado em maio, em Nova York, durante as comemorações do Dia do Soldado da Paz. No Dia da Mulher, essa notícia é um exemplo para muitas que sonham seguir carreira militar.
Dia da Mulher
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<