MUNDO

EUA diz que China pode usar TikTok para influenciar eleições de 2024

Embora a Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (IC) não tenha evidências claras de que a China tenha planos específicos de influenciar as eleições de 2024 por meio do TikTok, as autoridades de segurança nacional estão atentas

Compartilhe:
14 de março de 2024
Portal GCMAIS

A diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos (EUA), Avril Haines, levantou preocupações sobre a possível utilização do TikTok pelo governo chinês para influenciar as eleições americanas de 2024 durante uma audiência do Comitê de Inteligência da Câmara. Essa advertência vem após relatos anteriores sobre contas do TikTok ligadas à propaganda chinesa direcionarem candidatos de ambos os partidos políticos durante as eleições intercalares de 2022, conforme revelado por um relatório do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI).

EUA diz que China pode usar TikTok para influenciar eleições de 2024
Foto: Reprodução

Embora a Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (IC) não tenha evidências claras de que a China tenha planos específicos de influenciar as eleições de 2024 por meio do TikTok, as autoridades de segurança nacional estão atentas para possíveis interferências estrangeiras nas redes sociais, incluindo outras plataformas como Facebook e Twitter. O TikTok está sob escrutínio no Capitólio, enfrentando um projeto de lei que exigiria que a empresa se desvinculasse de sua controladora chinesa, a ByteDance.

Autoridades de inteligência dos EUA alertam que o governo chinês poderia pressionar o TikTok a usar seu algoritmo para disseminar desinformação e influenciar os americanos. Embora o TikTok refute essas alegações, o diretor do FBI, Christopher Wray, considera a capacidade do algoritmo do TikTok de conduzir operações de influência como um risco significativo e difícil de detectar.

O novo relatório de Avaliação de Ameaças destaca as crescentes preocupações com os esforços chineses para explorar divisões sociais nos EUA através de propaganda online e operações de influência. Apesar das negativas do governo chinês, autoridades dos EUA permanecem cautelosas quanto ao potencial de interferência nas eleições de 2024, considerando cenários de influência estrangeira, incluindo a possibilidade de vídeos deepfake surgirem online para manipular a opinião pública.

Leia mais | Diretório do PT decide que escolha de candidato será feita através de encontro em abril

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.