O estudante Gabriel Costa, de 18 anos e filho da cantora Gal Costa, entrou com um pedido na Justiça, na quarta-feira (13), solicitando a exumação do corpo de sua mãe, falecida em novembro de 2022, para realizar uma necropsia e estabelecer definitivamente a causa da morte. A certidão de óbito da artista indicava infarto agudo do miocárdio como causa, porém, o jovem busca esclarecimentos sobre a situação, de acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
Além disso, Gabriel requereu que os restos mortais de Gal Costa sejam transladados de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde serão enterrados no cemitério São João Batista, atendendo ao último desejo da cantora. A artista havia expressado o desejo de ser sepultada ao lado de sua mãe, Mariah Costa Penna, com quem mantinha uma relação muito próxima. A decisão de sepultamento em São Paulo foi tomada por Wilma Petrillo, que alega ser viúva da cantora.
A advogada de Gabriel, Luci Vieira Nunes, argumenta que Gal Costa expressou claramente seu desejo de ser sepultada ao lado da mãe, no Rio de Janeiro, cidade onde viveu por muitos anos, apesar de seu apreço por São Paulo e sua terra natal, Salvador, na Bahia. Gabriel, que na época da morte de sua mãe era menor de idade, questiona agora na Justiça as declarações de Petrillo sobre sua relação com a artista e também a divisão de patrimônio reivindicada pela suposta viúva.
Leia também | STF tem maioria para definir critério de usuário de traficante de maconha