Ícone do site Portal GCMAIS

Já está disponível mapa com Brasil no centro do mundo proposto pelo IBGE

Já está disponível mapa com Brasil no centro do mundo proposto pelo IBGE

Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a partir de terça-feira (16), estará disponível para venda o mapa-múndi que tem o Brasil no centro do mundo. O mapa estará disponível no formato A3 (42,0 x 29,7cm) e pode ser adquirido por R$ 10,00, mais o custo do frete.

O lançamento do mapa ocorreu na semana passada, durante um evento na Casa G20, no Rio de Janeiro (RJ), onde obteve grande sucesso, resultando em muitos pedidos e consultas sobre sua disponibilidade. O mapa-múndi destaca os países que compõem o G20 e os que possuem representação diplomática brasileira, além de incluir informações básicas sobre o Brasil, como população e área.

Clique e adquira o seu

O IBGE planeja disponibilizar o mapa em tamanhos maiores, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm), no futuro.

O mapa tradicional

Publicidade

O mapa tradicional utilizado nos livros didáticos tem suas origens na Antiguidade, com civilizações como a Babilônia, a Grécia e Roma desenvolvendo representações cartográficas rudimentares. No entanto, foi durante o período da Idade Média, especialmente com o Renascimento, que os mapas começaram a ganhar maior precisão e se tornaram mais difundidos.

Os primeiros mapas modernos, como conhecemos hoje, foram produzidos durante o Renascimento, com nomes como Ptolomeu e Mercator contribuindo significativamente para a cartografia. Ptolomeu, no século II d.C., compilou conhecimentos geográficos de seu tempo em sua obra “Geographia”, que influenciou muito a cartografia medieval e renascentista.

Durante o Renascimento, o interesse pelo mundo ao redor aumentou significativamente, impulsionado por descobertas geográficas e comércio internacional. Isso levou a uma maior precisão nos mapas, com o desenvolvimento de técnicas de projeção mais avançadas, como a projeção de Mercator, que permitia representar a superfície esférica da Terra em um plano de forma mais precisa.

Com o tempo, o mapa tradicional evoluiu para incluir elementos como linhas de latitude e longitude, legendas, símbolos e cores para representar diferentes características geográficas. Esses mapas tornaram-se peças essenciais no ensino da geografia, sendo amplamente utilizados em livros didáticos para educar estudantes sobre o mundo ao seu redor.

Leia também | Juju Teófilo assina com SBT para novela “A Caverna Encantada”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile