Ícone do site Portal GCMAIS

Mandante de ataques a carros no Pirambu é sentenciado a mais de 13 anos de prisão

Foto: Reprodução

O homem apontado como mandante dos ataques criminosos no bairro Pirambu, em Fortaleza, em agosto de 2023, recebeu uma condenação significativa pela Justiça Estadual. A sentença, proferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, foi publicada no Diário da Justiça na última segunda-feira (15), impondo a Lucas de Araújo dos Santos, mais de 13 anos de reclusão. Ele foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e receptação.

O episódio de violência ocorreu há menos de um ano, quando carros foram incendiados, gerando pânico na população do Pirambu, que se viu diante de comércios fechados e escolas interrompendo as aulas mais cedo. A motivação por trás desses ataques foi um conflito entre facções criminosas.

Segundo a sentença, Lucas, também conhecido como ‘Coruja’, teve uma participação significativa em uma série de crimes hediondos, incluindo tráfico de drogas e homicídios, além de ter sido comprovada sua envolvimento nos ataques ao Pirambu. A investigação revelou que ele deu ordens para outros membros da facção incendiarem veículos na região, bem como em áreas adjacentes, como parte de um confronto entre grupos rivais.

Lucas está detido desde o dia 18 de agosto do ano passado, quando foi encontrado no Conjunto São Bernardo, em Messejana, portando uma pistola, carregadores de pistola, três celulares e 84 munições.

A defesa de Lucas apresentou um pedido à Justiça para sua absolvição, contestando a credibilidade das provas e negando qualquer ligação de seu cliente com facções criminosas. No entanto, o pedido foi negado, e Lucas permanecerá preso preventivamente, sem direito a recorrer em liberdade, considerado perigoso pela Justiça.

Publicidade

Mandante de ataques no Pirambu é condenado

Três carros foram alvos de incêndios criminosos em vias nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu, em Fortaleza, no dia 10 de agosto de 2023.

Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, criminosos com galões de combustível em uma motocicleta interceptam um automóvel branco na avenida Doutor Theberge, na capital, e obrigam a motorista a descer do carro. Após a saída da condutora, o carro é incendiado. Outras duas ocorrências semelhantes foram registradas nas avenidas Francisco Sá e Leste-Oeste.

Conforme o secretário de Segurança do Ceará, Samuel Elânio, os ataques criminosos seriam uma tentativa dos criminosos de confundir as forças policiais e direcionar um ataque ao território adversário. A possibilidade da morte de um líder do tráfico na região ter intensificado o conflito não está descartada.

Leia também | Carros são incendiados em meio à guerra entre facções no Grande Pirambu, em Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile