Nesta terça-feira (4), mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desde 2005, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) organiza a maior competição científica do Brasil, que neste ano alcançou um recorde de participação com 56.516 escolas de 5.564 municípios, abrangendo 99,9% das cidades brasileiras.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a importância da competição: “Este novo ciclo de realização da Obmep, com maior adesão de escolas e municípios, ocorre ao mesmo tempo que o Impa Tech, a graduação do Impa, dá seus primeiros passos, com uma turma majoritariamente egressa da olimpíada. Não é incrível pensar que quase 20 milhões de jovens estarão pensando em matemática e resolvendo as lindas questões da olimpíada”. Viana enfatizou o papel da olimpíada na identificação de talentos e no estímulo à continuidade dos estudos.
A Obmep é realizada em duas fases. A primeira fase, ocorrida nesta terça-feira, envolveu uma prova de 20 questões de múltipla escolha, divididas em três níveis de acordo com a escolaridade dos alunos: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). Os estudantes tiveram duas horas e 30 minutos para completar a prova, enquanto alunos com necessidades especiais dispuseram de três horas e 30 minutos.
A aplicação e a correção das provas da primeira fase são realizadas pelas próprias escolas, seguindo as instruções e gabaritos fornecidos pelo Impa. Os alunos competem dentro de suas próprias escolas para vagas na segunda fase, com base no número de inscritos em cada nível.
Escolas no Rio Grande do Sul, afetadas por enchentes, receberam orientação da coordenação da Obmep para a aplicação da prova. Os resultados dos classificados para a segunda fase serão divulgados no site da olimpíada em 2 de agosto, e a próxima etapa será realizada em 19 de outubro em locais determinados pelo Impa.
A lista dos premiados será publicada no site da Obmep em 20 de dezembro. A olimpíada premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Serão concedidas 6,5 mil medalhas para alunos de escolas públicas (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições privadas receberão 1,95 mil medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que oferece uma bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas, incentivando o desenvolvimento acadêmico.
A Obmep é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep visa estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na disciplina.
Leia também | Fortaleza só terá mais um feriado emendado com fim de semana em 2024
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<