Na noite desta segunda-feira (10), o Cristo Redentor será iluminado em verde e vermelho em homenagem a Portugal, que celebra seu Dia Nacional. O evento, que ocorrerá das 19h às 20h, marca também os 500 anos da morte do poeta Luís Vaz de Camões, uma figura central na cultura portuguesa. A iluminação especial coincidirá com uma celebração no Palácio de São Clemente, sede do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, em Botafogo.
“Tal como em anos anteriores, a visualização do monumento ao Cristo Redentor iluminado com as cores nacionais de Portugal testemunhará a perenidade dos laços de amizade e afeto que unem Portugal e Brasil e constituirá um momento de grande significado emocional para toda a comunidade portuguesa e luso-descendente residente no Rio de Janeiro”, afirmou o Santuário Cristo Redentor. Este gesto simboliza a celebração da cultura lusófona e a presença portuguesa ao redor do mundo.
Cristo Redentor e Dia Nacional de Portugal
O Dia Nacional de Portugal, também conhecido como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é celebrado em 10 de junho. Esta data comemora a morte do poeta Luís de Camões em 1580, autor de “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que exalta os feitos dos navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos.
A origem do feriado remonta ao final do século XIX, quando o culto a Luís de Camões começou a ganhar força em Portugal, refletindo um sentimento nacionalista e de valorização da cultura portuguesa. Durante o Estado Novo, regime autoritário que governou Portugal entre 1933 e 1974, o 10 de junho foi oficialmente estabelecido como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, incorporando um forte simbolismo patriótico e de unidade nacional.
A celebração do feriado envolve diversas atividades culturais, militares e cívicas, com destaque para a presença do Presidente da República em cerimônias oficiais. É um dia para refletir sobre a identidade portuguesa, sua história e a contribuição das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Leia também |Governador do Ceará parabeniza Fortaleza pelo tricampeonato na Copa do Nordeste