MUNDO

Na Alemanha, extrema-direita avança após eleições europeias

Friedrich Merz, líder do CDU, expressou orgulho e gratidão pela confiança depositada pelos eleitores.

Compartilhe:
10 de junho de 2024
Portal GCMAIS

A União Democrata-Cristã (CDU), principal partido de oposição na Alemanha, venceu as eleições europeias no país, alcançando 30% dos votos, conforme os resultados divulgados nesta segunda-feira (10). Em segundo lugar, a Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita, obteve 15,9% dos votos, marcando um crescimento de 4,9% em relação à eleição anterior.

Na Alemanha, extrema-direita avança após eleições europeias
Foto: Reprodução

Entre os partidos da coligação governamental, o Partido Social Democrata (SPD), liderado pelo chanceler Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar, caindo 1,9 pontos percentuais para 13,9%, registrando assim seu pior desempenho em uma eleição nacional.

Friedrich Merz, líder do CDU, expressou orgulho e gratidão pela confiança depositada pelos eleitores.

Sobre as eleições europeias

As eleições europeias são realizadas a cada cinco anos para eleger os membros do Parlamento Europeu (MEPs), que representam os cidadãos dos países membros da União Europeia (UE). O Parlamento Europeu é uma das principais instituições da UE e tem papel importante na legislação, supervisão e orçamento da União. Aqui está um resumo de como funcionam essas eleições:

  1. Datas das Eleições:
    • As eleições europeias são realizadas em um período de quatro dias (de quinta a domingo) para acomodar os diferentes hábitos de votação dos países membros. Cada país pode escolher o dia específico dentro desse período.
  2. Sistema de Votação:
    • Cada país utiliza seu próprio sistema eleitoral, que deve ser baseado na representação proporcional. Isso significa que a distribuição de assentos no Parlamento Europeu deve refletir a proporção de votos que cada partido recebe.
  3. Candidatos e Partidos:
    • Os partidos políticos de cada país apresentam listas de candidatos. Os eleitores votam nessas listas ou em candidatos individuais, dependendo do sistema específico de cada país.
    • Muitos partidos nacionais estão afiliados a grupos políticos europeus maiores. Por exemplo, muitos partidos conservadores nacionais são membros do Partido Popular Europeu (PPE).
  4. Distribuição dos Assentos:
    • O número total de assentos no Parlamento Europeu é atualmente de 705, distribuídos entre os Estados membros com base na população de cada país. Países maiores têm mais assentos do que países menores.
    • Os assentos são alocados proporcionalmente aos votos recebidos por cada partido ou lista.
  5. Votação e Contagem:
    • Os cidadãos da UE registrados para votar podem participar das eleições em seu país de residência ou no país de sua nacionalidade.
    • Após a votação, os votos são contados e os resultados são anunciados. Os assentos são então atribuídos aos candidatos com base nos resultados de cada país.
  6. Funções do Parlamento Europeu:
    • Os MEPs eleitos têm várias responsabilidades, incluindo aprovar legislação proposta pela Comissão Europeia, supervisionar outras instituições da UE e adotar o orçamento anual da União.

As eleições europeias são uma oportunidade para os cidadãos da UE influenciar a direção política da União Europeia e escolher representantes que irão defender seus interesses no Parlamento Europeu.

Leia também |Governador do Ceará parabeniza Fortaleza pelo tricampeonato na Copa do Nordeste

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.