Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba como funciona o Cadastro Positivo, que reúne dados de bons pagadores

Brasileiros com dívidas no Serasa ganham benefício do governo; saiba como se cadastrar

Foto: Reprodução

Há cinco anos, o cadastro positivo, que automaticamente abre espaço para consulta no Serasa, tem proporcionado vantagens para os bons pagadores. Contudo, para aqueles com renda instável, equilibrar as contas torna-se uma dificuldade crescente.

De acordo com dados do IBGE, o desemprego afeta a vida de 338 mil cearenses, complicando ainda mais o gerenciamento das despesas mensais na ausência de renda fixa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Lany Ribeiro, empreendedora de 35 anos, ilustra essa realidade. “Eu peguei uma doença e tive que ficar afastada do trabalho. Tive que fazer uma cirurgia também. E quando foi para retornar, o meu contrato já tinha acabado. Então vem aí muitas dificuldades pela frente, muitas dívidas”, relata.

Ela compartilha as estratégias utilizadas para lidar com a situação: “A gente tenta de todas as formas pagar. Tenta cartão de crédito, empréstimo, empréstimo do cartão. Tenta pedir emprestado a alguns amigos e às vezes a gente não consegue, né?”

Publicidade

Essas contas atrasadas são acompanhadas pelo Cadastro Positivo, que funciona como um banco de dados que armazena o histórico financeiro dos brasileiros, registrando as compras, pagamentos, atrasos e também a inadimplência.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar das dificuldades, há vantagens para os que mantêm suas contas em dia. “Você acaba tendo uma facilidade de acessar os produtos financeiros. Alguns pagamentos, se você antecipar, você tem até desconto”, destaca a economista Darla Lopes.

Entretanto, o sistema não é desprovido de desafios. “A pontuação, ela cai um pouco, mas nada que um bom planejamento, como eu mencionei, não vá funcionar”, observa.

O cadastro é automático para todos os CPFs, mas a exclusão pode ser solicitada. Para verificar a situação financeira, basta acessar o site do consumidor positivo ou o site da Serasa.

O sistema recebe críticas, mas seus benefícios não são ignorados. “Algumas pessoas se sentem invadidas no sentido da privacidade de dados mesmo, mas contando todos os benefícios que nós podemos ter com o cadastro positivo, eu percebo mais benefícios do que malefícios”, concluiu Darla.

Leia também | BC informa vazamento de dados do Pix por Iugu e Pagcerto; foram expostos dados cadastrais

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile