Em Fortaleza, a campanha de vacinação contra a dengue enfrenta desafios significativos de adesão, alertam autoridades de saúde diante dos números preocupantes. Das 38 mil doses recebidas do governo federal, apenas pouco mais de 3 mil foram aplicadas até o momento.
Apenas 2% do público alvo aderiu as vacinas contra dengue em Fortaleza
Atualmente, a vacina está sendo administrada exclusivamente para o público infantojuvenil, pois essa faixa etária enfrenta um risco significativo de hospitalização devido à dengue. No momento o imunizante ainda aguarda aprovação da Anvisa para ser disponibilizada também para idosos.
Carmem Cavalcante, secretária adjunta de Saúde de Fortaleza, destaca a importância de os pais e responsáveis reconhecerem a importância da vacinação.”É importante realmente que os pais e os responsáveis se conscientizem. Ter tido dengue anteriormente não garante imunidade. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a infecção pela doença”, ressalta.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fortaleza, que registrou 1.207 casos confirmados de dengue de janeiro a maio deste ano, não enfrenta surto ou epidemia da doença, mas a imunização continua sendo fundamental para proteger contra as consequências graves da enfermidade.
A campanha disponibilizou 19 postos de saúde na capital para atender o público-alvo. “Todos esses postos estão abertos e as listagens estão disponíveis nos canais oficiais da prefeitura”, informa Carmem. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento original da criança ou adolescente, além do documento de identidade dos pais ou responsáveis.
Leia também |Serviços veterinários de graça incluem consultas, exames e castrações de cães e gatos em Fortaleza
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<