Ícone do site Portal GCMAIS

Festejos juninos são mantidos vivos em vários pontos do Ceará em homenagem a São João

Festejos juninos são mantidos vivos em vários pontos do Ceará em homenagem a São João

Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza

O mês de junho traz consigo os festejos juninos tradição enraizada no coração do povo nordestino e, em especial, dos cearenses. As celebrações em honra a São João, Santo Antônio e São Pedro transformam as cidades em verdadeiros arraiás, com bandeirinhas coloridas, o som do forró pé de serra e o aroma tentador das comidas típicas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A tradição junina é um elo entre gerações. Inicialmente ligadas ao calendário religioso da Igreja Católica, as festas eram marcadas pelo forte teor espiritual. Para a Igreja Católica, São João é um personagem bíblico considerado o precursor de Jesus. Ele anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Festejos juninos são mantidos vivos em vários pontos do Ceará

Com o tempo, as festividades ganharam uma dimensão mais secular, tornando-se eventos culturais de grande importância. “Aqui no Brasil, a influência portuguesa trouxe São João como um santo popular. A cultura local se misturou, criando uma festa única que celebra esses três santos em junho”, explica Aterlane Martins, historiador do patrimônio cultural.

Publicidade

Além das danças de forró, das coloridas quadrilhas e da animação contagiante, as festas juninas são famosas por suas delícias culinárias, como canjica, pamonha, pé de moleque, bolo de milho e o tão apreciado pratinho cearense.

Leia também | Extratos bancários serão padronizados em todo o Brasil a partir de 8 de julho

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Festejos juninos são mantidos vivos em vários pontos do Ceará em homenagem a São João

Sair da versão mobile