REGIÃO METROPOLITANA

Enel Ceará realiza ação com órgãos de segurança e prende uma pessoa por furto de energia em Caucaia

No Eusébio, uma empresa de segurança foi flagrada com ligação direta na rede elétrica, configurando também o crime de furto de energia

Compartilhe:
26 de junho de 2024
Portal GCMAIS

Uma pessoa foi presa na terça-feira (25) em Caucaia por furto de energia durante uma operação especial realizada pela Enel Distribuição Ceará, com o apoio dos órgãos de segurança. O desvio de energia foi identificado numa distribuidora de pães, onde técnicos da Enel constataram o crime. O responsável pelo local foi levado à Delegacia Metropolitana de Caucaia e preso.

Enel Ceará realiza ação com órgãos de segurança e prende uma pessoa por furto de energia em Caucaia
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Durante a mesma operação, outros casos de furto de energia foram identificados na Região Metropolitana de Fortaleza. Em Aquiraz, inspeções em uma cerâmica revelaram o armazenamento de 40 metros de fios furtados da Enel Ceará, além de uma ligação direta na rede elétrica. A distribuidora registrou boletim de ocorrência e está acompanhando o caso junto aos órgãos de segurança. Ainda em Aquiraz, fraudes de energia foram descobertas em um condomínio residencial.

No Eusébio, uma empresa de segurança foi flagrada com ligação direta na rede elétrica, configurando também o crime de furto de energia.

O furto de energia é crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, e afeta a qualidade do serviço prestado pela companhia, além de colocar a população em risco, especialmente aqueles que manipulam a rede elétrica de forma ilegal. Em 2023, 39 pessoas foram presas por furto de energia no Ceará.

“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, explicou Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.

O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, as denúncias podem ser feitas 24h por dia por meio do Call Center 0800 285 0196. O cliente também pode acessar as redes sociais – Facebook (enelclientesbr/) e Twitter (@enelclientesbr).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Ceará registra 2.252 casos de incêndio em 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.