A ocasião marcou o fim dos conflitos da Guerra da Independência do Brasil, que eventualmente levou à emancipação do país em 1825
Independencia da Bahia é celebrada nesta terça-feira (2); saiba mais sobre a data
Em 2 de julho é celebrado o marco histórico da Independência da Bahia. A data remonta ao momento em que tropas portuguesas se insurgiram contra o domínio colonial, assumindo o controle de Salvador e expulsando as autoridades locais. A ocasião marcou o fim dos conflitos da Guerra da Independência do Brasil, que eventualmente levou à emancipação do país em 1825.
Acontecimentos que levaram à batalha de 2 de julho
A Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822 às margens do Rio Ipiranga, marcou o início de uma jornada tumultuada para a emancipação do país. Apesar da declaração, a decisão do monarca não foi prontamente aceita pelos portugueses, que resistiram em diversas províncias. A Bahia foi um dos principais focos de oposição.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A resistência portuguesa desencadeou uma série de confrontos, culminando em batalhas que compuseram o gradual processo de independência, que só foi foi oficialmente reconhecido por Portugal em agosto de 1825.
O clímax e encerramento desses confrontos ocorreu em 2 de julho de 1823, quando as tropas brasileiras finalmente derrotaram as forças portuguesas nos arredores de Salvador, após intensos combates.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Desfile do Dois de Julho
A partir do ano seguinte, essa vitória passou a ser comemorada com um tradicional desfile, celebrando a chegada do exército libertador à cidade. Essa tradição, marcada por um caráter festivo e popular, acontece todos os anos no Centro Histórico de Salvador e contrasta com as celebrações mais formais do 7 de Setembro, que recordam a proclamação da independência em todo o país.
Leia mais | Vídeo: princípio de incêndio atinge shopping Castanheira na BR-316 em Belém
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.