As montadoras recomendam que os veículos passem por uma revisão a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, conforme orientação das montadoras
Manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas na estrada
Com a chegada das férias escolares muitos brasileiros decidem viajar em família, porém antes de pegar a estada é importante realizar a manutenção preventiva do veículo. Verificar as condições do veículo não apenas identifica potenciais problemas, mas também prolonga a vida útil das peças e componentes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As montadoras recomendam que os veículos passem por uma revisão a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, conforme orientação das montadoras. A segurança e o bom funcionamento do automóvel dependem diretamente dessa revisão, que verifica mais de 30 itens essenciais. Sistemas como freios, elétrico, arrefecimento, injeção eletrônica e suspensão devem estar em perfeito estado para garantir uma viagem tranquila.
“É fundamental visitar uma oficina de confiança e verificar todos esses componentes, que não se limitam apenas a um filtro. Estamos falando de sistemas de segurança como freios, que não se restringem à troca de pastilhas, mas sim à substituição e verificação de todo o sistema, incluindo lonas e discos, além de flexíveis e fluido de freio”, explica Felipe Silva, proprietário de uma oficina automotiva.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os pneus também requerem atenção especial. “Os pneus são essenciais para aderência em curvas e estabilidade, trabalhando em conjunto com toda a suspensão, que precisa ser verificada quanto a folgas e alinhamento correto. Ignorar esses aspectos pode transformar uma viagem planejada em frustração”, alerta o profissional.
Diógenes Frazão, aposentado que se prepara para viajar com a família, destaca a importância da revisão preventiva: “É muito importante garantir a segurança da família. Pneus, freios, suspensão, óleo, tudo deve estar em ordem para que possamos viajar e retornar com tranquilidade”.
Leia também | Fiocruz alerta para alta incidência de doenças respiratórias no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.