16 DE JULHO

Dia de Nossa Senhora do Carmo: conheça a história e entenda a origem da celebração

Santa é conhecida por ter a imagem presente em escapulários — uma espécie de colar com a imagem da santa e de Jesus Cristo, usado como proteção

Compartilhe:
16 de julho de 2024
Maria Clara

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado nesta terça-feira (16). A santa é conhecida por ter a imagem presente em escapulários — uma espécie de colar com a imagem da santa e de Jesus Cristo, usado como proteção.

Dia de Nossa Senhora do Carmo: conheça a história e entenda a origem da celebração
Foto: Basílica Nossa Senhora do Carmo

A celebração dos festejos teve início na Inglaterra, no final do século XIV, e tinha como objetivo agradecer a Maria pelos bênçãos concedidas durante os tempos de dificuldades dos primeiros anos da Ordem do Carmo.

A princípio essa festividade acontecia no dia 17 de julho; porém, como a data em questão coincidia com outras solenidades presentes no calendário europeu, a festa teve de ser transferida para o dia 16 de julho.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A primeira aparição de N. Sra do Carmo

A primeira vez que a santa foi vista aconteceu no Monte Carmelo, próximo à atual cidade de Haifa, em Israel. Por essa razão, Nossa Senhora do Carmo é também chamada de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

Diferente de “nossas senhoras”, no monte não teria acontecido, exatamente, uma aparição de Maria. Segundo a Bíblia, o profeta Elias, teria visto, após um duelo com profetas do deus pagão Baal, uma pequena nuvem “do tamanho da mão de um homem”.

Ao contrário das aparições de “nossas senhoras”, no Monte Carmelo não ocorreu, exatamente, uma visão de Maria. Segundo a Bíblia, o profeta Elias viu, após um confronto com os profetas do deus pagão Baal, uma pequena nuvem “do tamanho da mão de um homem”. Nessa nuvem, que trouxe chuva e pôs fim a um período de seca de três anos, estava prefigurada Maria.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A interpretação que alguns fazem da profecia de Elias sugere que, além da chuva, ele vislumbra uma pequena figura que representa a Virgem Maria: uma jovem delicada que traz esperança espiritual. Assim, a nuvem simboliza o anúncio da chegada de uma moça que traria a redenção ao mundo.

Milagres do dia de Nossa Senhora do Carmo

Em Palmi, na Itália, o aniversário de um terremoto que ocorreu em 1894 é lembrado todos os anos no dia 16 de novembro. Na localidade, um evento associado a essa tragédia é conhecido como o “milagre de Nossa Senhora do Carmo”.

Nos 17 dias que antecederam o sismo, muitos fiéis relataram movimentos oculares estranhos e mudanças na coloração do rosto de uma estátua de Nossa Senhora do Carmo, o que gerou ampla cobertura da imprensa local e nacional na época.

Na noite de 16 de novembro, os fiéis realizaram uma procissão, carregando a estátua da Virgem do Carmo pelas ruas. Quando a procissão chegou ao final da cidade, um violento terremoto abalou toda a região, destruindo muitas casas ao longo do caminho.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<    

O ocorrido vitímou apenas nove pessoas em uma população de cerca de 15 mil habitantes, pois a maioria estava nas ruas assistindo à procissão e não ficou presa nos edifícios. Por isso, a cidade celebra anualmente essa procissão de 1894 com fogos de artifício, luzes e barracas festivas.

A Igreja Católica reconheceu oficialmente o milagre e, em 16 de novembro de 1896, a estátua da Virgem foi coroada, conforme decreto emitido pelo Capítulo do Vaticano em 22 de setembro de 1895.

Dia de Nossa Senhora do Carmo: devoção do escapulário

Entre os muitos sacramentais que os católicos podem utilizar, o Escapulário Marrom, ou Escapulário do Carmo, é um dos mais veneráveis. Ele está associado a uma santa tradição carmelita sobre a “visão” de São Simão Stock.

De acordo com o relato, no ano de 1251, Nossa Senhora do Carmo apareceu a São Simão enquanto ele pedia ajuda para resolver um problema da Ordem do Carmo, da qual era Prior Geral. Maria trouxe o escapulário na mão e disse:

“Recebe, Meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da Minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas: o que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

Leia mais | Eleições 2024: prazo para as convenções partidárias começa neste sábado (20)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<    

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.