“O vento forte traz poluentes da atmosfera, das fábricas e das queimadas, irritando a mucosa respiratória” afirma pneumologista
Ventos fortes propagam mais infecções virais e pioram asma, rinite, sinusite e faringite
Fortaleza tem registrado quedas na temperatura devido à baixa nebulosidade e intensas rajadas de ar, que podem atingir até 50 quilômetros por hora. No entanto, esse frio — quando combinado com ventos fortes — pode ser prejudicial, especialmente para pessoas com doenças respiratórias, como asma, rinite e sinusite.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A pneumologista Verônica Freire explica como esses elementos impactam na saúde. “O vento forte traz poluentes da atmosfera, das fábricas e das queimadas, irritando a mucosa respiratória e diminuindo as defesas. Pacientes com rinite e asma sofrem muito mais”, afirmou a especialista.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ventos fortes pioram doença respiratórias como asma, rinite e sinusite
Os cuidados ambientais são fundamentais para asmáticos, especialmente em períodos de vento. “É importante manter o ambiente limpo e garantir o uso contínuo da medicação de manutenção, as famosas bombinhas”, enfatizou a médica. Freire também destaca que as medicações devem sempre ser prescritas por um profissional.
Em casos de descompensação da asma, a pneumologista orienta que as pessoas procurem as unidades básicas de saúde ou a emergência do Hospital do Coração. “É importante que crianças e idosos que apresentem sintomas graves, como febre e perda de apetite, busquem atendimento nas UPAs ou UBSs para evitar complicações, como pneumonia”, concluiu.
Leia também |Bolsa Família: pagamentos de julho começam nesta quinta (18); saiba quem recebe
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.