O novo protocolo consiste na captação de tecidos oculares de doadores que passam pelo SVO, após consentimento familiar
HGF e serviço de verificação de óbito fecham parceria para captação de córneas
Na última semana, foi anunciado um avanço significativo no campo da saúde ocular no estado do Ceará. Uma parceria entre o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), lançou um projeto que objetiva agilizar a captação de córneas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ampliação da captação vai beneficiar diretamente a população. O novo protocolo consiste na captação de tecidos oculares de doadores que passam pelo SVO, após consentimento familiar. “O serviço social vai fazer esse atendimento inicial com as famílias, vai ver o momento mais propício para estar abordando esses familiares na questão da doação”, afirma Anacélia Gome, diretora-geral do SVO.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
HGF e SVO fecham parceria para captação de córneas
Atualmente, o Ceará não possui lista de espera para transplantes de córneas, resultado direto do esforço conjunto entre o Banco de Olhos e o SVO. “A preservação deste cenário depende da conscientização contínua sobre a importância da doação de órgãos. É preciso deixar claro aos familiares o desejo de ser doador, garantindo que essa decisão possa beneficiar outras pessoas no futuro”, enfatiza Sisley Viana, diretor técnico do Banco de Olhos do HGF.
Campanha Maria Sofia
A campanha “Maria Sofia”, apoiada pelo grupo Cidade de Comunicação, reforça a relevância da doação de órgãos como um ato de amor e solidariedade.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.