Ícone do site Portal GCMAIS

FIEC Summit 2024 debaterá o futuro do hidrogênio verde no Ceará

FIEC Summit 2024 debaterá o futuro do hidrogênio verde no Ceará

Foto: Reprodução Instagram

O FIEC Summit 2024, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), acontece nesta segunda (12) e terça-feira (13), no Centro de Eventos do Ceará, e debaterá o futuro do hidrogênio verde (H2V) no Ceará. Em sua terceira edição, o evento reúne líderes do setor produtivo, acadêmicos, autoridades públicas e a sociedade. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com um mapeamento de oportunidades apresentado pela FIEC em parceria com o Governo do Estado, o Ceará tem potencial de atrair mais de US$ 30 bilhões (aproximadamente R$ 163,6 bilhões) em investimentos na área de hidrogênio verde até 2031. A capacidade de geração de energia é estimada em até 11 gigawatts (GW), com o Porto do Pecém projetando uma capacidade instalada de 6 GW até 2034. Este desenvolvimento deverá duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região.

O coordenador de energias da FIEC, Constantino Frate, enfatizou a importância do evento: “O FIEC Summit é fundamental para fortalecer o Ceará como um polo estratégico e protagonista na produção de hidrogênio verde no Brasil. É a oportunidade de discutirmos as melhores práticas e inovações, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável do estado”.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará se destaca pela competitividade no preço de produção de H2V, que depende da utilização de energias renováveis. O estado possui 100 parques eólicos que geram 2.577 MW, com outros 72 empreendimentos em construção que somarão 2.876 MW. Além disso, 26 empreendimentos de eólica offshore aguardam licenciamento, com potencial de gerar 64,9 GW. Na energia solar, o Ceará conta com uma capacidade instalada de 1.559 MW em 35 empreendimentos, enquanto 419 parques solares em construção adicionarão 16.738,3 MW de potência.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O hidrogênio verde, obtido pela eletrólise da água utilizando energias renováveis, é visto como um pilar na transformação energética global, com potencial de uso em indústrias, transportes e consumo doméstico. O Ceará busca não apenas a exportação de H2V para a Europa via Porto de Roterdã, mas também a importação para países asiáticos como China, Japão e Coreia do Sul.

Sobre o evento

O FIEC Summit é uma plataforma para explorar as oportunidades transformadoras do hidrogênio verde, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios e inovações. A programação inclui conferências, exposições e oportunidades de networking.

SERVIÇO:

FIEC Summit 2024
Inscrições gratuitas
Data: 12 e 13 de agosto
Local: Centro de Eventos do Ceará – Portão D
Inscrições: http://eventofiecsummit.com.br
Redes Sociais: @fiecsummit

Leia também: No Ceará, Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde, acompanhe

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile