O desembargador Abelardo Benevides Moraes, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi agraciado com o título de cidadão honorário de Fortaleza na última terça-feira (13). A homenagem foi concedida em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal da capital, que contou com a presença de familiares, membros do judiciário e diversas autoridades.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1978, Benevides Moraes iniciou a trajetória como promotor de justiça em Pedra Branca. Posteriormente, atuou como juiz de direito em Ubajara, Jucás e Tauá. Natural de Mombaça, o desembargador chegou a Fortaleza em 1991, onde assumiu o cargo de juiz titular da 22ª Vara Civil e, mais tarde, do Tribunal Regional Eleitoral. Em 2006, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará e atualmente preside o órgão para o biênio 2023-2025.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante a cerimônia, Benevides Moraes fez questão de expressar o carinho que sente pela cidade: “Cheguei em Fortaleza há quase 18 anos para estudar, e graduei aqui, voltei ao interior cheio de sonhos. E, posteriormente, só em 1991, retornei definitivamente para Fortaleza, já como juiz. São mais de três décadas que constitui minha vida aqui. E é um dos meus amores, Fortaleza, juntamente com minha terra natal, Mombaça”
A concessão do título foi proposta pelo vereador Pedro Matos (Avante), que destacou a relevância da homenagem: “Muito significativo esse título para todos os fortalezenses. A importância também, nós só temos quatro títulos desses por legislatura e eu fico muito satisfeito de a gente ter conseguido aprovar esse título de cidadão para o presidente do Tribunal de Justiça, Abelardo Benevides.”
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Autoridades presentes à cerimônia ressaltaram a importância do reconhecimento. “O doutor Abelardo representa muito para o Ceará, muito para Fortaleza, e a história dele se parece com a história de muitos que vieram à Fortaleza do interior para estudar, para procurar dias melhores, para buscar conhecimento e contribuir com a cidade e o Estado. Então essa é a história de muitos fortalezenses,” afirma Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.
O desembargador também enfatizou a dedicação ao serviço público durante a cerimônia: “Eu sou um servidor público que está lá, no APS, no Staff superior, que é bem remunerado. Mas eu sou, acima de tudo, servidor público e trabalho com todos os outros demais servidores. Todos, para mim, são iguais. Essas equipes de servidores, dos mais simples aos do Staff Superior, todos eles trabalham com a gente para que a gente possa alcançar o êxito que a gente tem alcançado.”
Leia também | Mulher que vinha de Goiânia em posse de 4 kg de drogas é presa no Cariri
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<