A endometriose afeta cerca de 20% das mulheres em idade fértil e é conhecida por causar dores intensas devido à inflamação do endométrio, o tecido que reveste o útero. Em casos graves, a inflamação pode se espalhar para outros órgãos, como intestino e bexiga, e muitas vezes requer intervenção cirúrgica.
O Hospital Geral César Calls e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, ambos localizados no Ceará, se destacam como centros de referência no tratamento da endometriose no Nordeste. Esses hospitais oferecem um cuidado multidisciplinar que inclui ginecologistas, coloproctologistas, urologistas e outros especialistas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Luana Melo está se preparando para uma cirurgia de endometriose que afetou seu intestino. Ela relata ter sofrido intensamente com cólicas menstruais, que a levaram a buscar diagnóstico e tratamento. “Eu sentia muita cólica, a ponto de não conseguir sair da cama, não conseguir trabalhar. A dor só passava quando eu ia para o hospital,” explicou Luana, destacando que a medicação em casa não era suficiente.
O procedimento cirúrgico para endometriose envolve uma equipe diversificada, como descreve Leonardo Bezerra, professor de Ginecologia da UFC: “As nossas equipes cirúrgicas são compostas por ginecologistas especialistas em cirurgia laparoscópica, coloproctologistas, urologistas e toda essa equipe em conjunto forma uma equipe multidisciplinar para além do tratamento cirúrgico, nós também temos a equipe de fisioterapia pélvica, psicologia, especialista em dor, serviço social.” Segundo o especialista, o cuidado começa no diagnóstico e se estende pelo tratamento e seguimento clínico.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além das dores intensas, a endometriose pode causar fluxo menstrual intenso e problemas de fertilidade. O tecido endometrial pode gerar inflamações que afetam órgãos como trompas e ovários, o que pode levar à infertilidade.
O Hospital Geral César Calls e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand são destacados por oferecer um tratamento integral, desde o diagnóstico até a cirurgia. “Nós somos a maior referência estadual e uma das maiores referências do Nordeste em cirurgia de endometriose,” afirma Leonardo Bezerra.
Leia também | Membros de facção são presos suspeitos de matar policial de folga em maio deste ano
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<