O primeiro uso registrado do nome para o fenômeno é datado de 1528
Superlua azul: saiba como ver fenômeno que acontece nesta segunda-feira (19)
O Brasil poderá testemunhar, nesta segunda-feira (19), um fenômeno astronômico raro que acontece a cada dois anos: a superlua azul.
O fenômeno ocorre quando a Lua está na fase cheia e se alinha com o perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra. Esse alinhamento faz com que o astro pareça maior e mais brilhante no céu.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Lua deve ficar visível em todo o território brasileiro e está prevista para aparecer no céu a partir das 15h25. No entanto, a melhor visualização será ao anoitecer.
Não é necessário usar nenhum equipamento para observar o fenômeno. No entanto, especialistas recomendam que a observação seja feita em locais livres de nuvens.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Saiba de onde vem o nome do fenômeno ‘superlua azul’
Segundo a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, o primeiro registro do termo “superlua azul” remonta a 1528. Vale destacar que a Lua não adquirirá uma cor azul; o termo é utilizado apenas para indicar o período de sua ocorrência.
Há várias especulações sobre a origem do termo. Uma delas remete a uma antiga expressão em inglês que significa “Lua traiçoeira”, devido a erros na definição das datas da Quaresma e da Páscoa. Outra hipótese é que o termo se refere a eventos raros, como quando a poeira atmosférica faz a Lua realmente parecer azul.
Leia também | Inscrições para concurso do BNDES terminam nesta segunda-feira (19)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.