Um grupo de alpinistas foroi surpreendido, no último sábado (17), por uma erupção no Monte Dukono, situado em Halmahera, Maluku, na Indonésia, a uma altitude de 1.335 metros. Um vídeo publicado no Instagram mostra dois grupos de alpinistas na borda do vulcão, separados por uma distância de cerca de 30 metros, quando o vulcão começa a entrar em atividade.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Diante da cena o grupo à esquerda começa a se afastar rapidamente ao perceber a chegada da enorme nuvem de fumaça formada por pedras e detritos vulcânicos. Já o grupo à direita permaneceu imóvel, aparentemente sem notar a presença dos detritos.
Alpinistas fogem da borda de vulcão que entrou em erupção na Indonésia
Apesar da gravidade da situação, ninguém sofreu ferimentos graves. A erupção que surpreendeu o grupo de alpinistas ocorreu em uma região conhecida pela intensa atividade vulcânica. O Dukono é um vulcão localizado em Halmahera, Maluku, na Indonésia, que está ativo desde 1993 e que permanece em erupção contínua. Com cerca de 1.330 metros de altitude, a montanha fica localizada em uma zona da Indonésia que apresenta intensa atividade tectônica.
O vulcão é constantemente monitorado devido aos impactos que suas erupções podem ter sobre as comunidades locais e o meio ambiente. As cinzas vulcânicas emitidas pelo Dukono afetam não apenas a qualidade do ar local como também a agricultura da região.
Leia também: Assaltantes invadem residência de policial militar e agente é baleado na boca em Maracanaú
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<