Ícone do site Portal GCMAIS

Bombeiros controlam incêndio em depósito de materiais de reciclagem em Pacatuba

Bombeiros controlam incêndio em depósito de materiais de reciclagem em Pacatuba

Foto: Divulgação/CBMCE

Os Bombeiros Militares controlaram um incêndio que foi registrado em um depósito de materiais de reciclagem, na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na última sexta-feira (30).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Inicialmente reportado como incêndio em edifício comercial, a equipe encontrou um incêndio em um terreno privado. Assim, o local funcionava como depósito de material reciclável. O combate ocorreu na Rua Araújo Silva, no bairro Timbozinho, na Pacatuba. Neste endereço funciona uma edificação comercial.

Imediatamente, os bombeiros utilizaram uma linha direta e 3m³ de água para controlar as chamas. O incêndio foi extinto, sem feridos ou complicações. O combate evitou o alastramento do incêndio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Publicidade

Após a ocorrência, a equipe retornou à base para reabastecer o veículo. No local, ninguém soube informar como o incêndio iniciou.

INCÊNDIO EM QUIXERAMOBIM

Em uma segunda ocorrência na mesma noite, o Corpo de Bombeiros conseguiu apagar um incêndio em uma residência na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará.

A princípio, os bombeiros militares de Quixeramobim apagaram um incêndio de residência, deixando danos materiais, No entanto, não houve vítima.

Ainda assim, após o acionamento via Ciops, a guarnição de combate a incêndio se deslocou até a Rua Joaquim Cavalcante Melo, no bairro São Miguel.

Em resumo, o combate e o rescaldo consumiram cerca de 1000 litros de água. Além do mobiliário de um quarto e cozinha, uma motocicleta e uma bicicleta foram atingidas pelas chamas. Assim como, uma parte do teto. Não haviam pessoas no local no momento do incêndio.

Balanço
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alerta para o aumento preocupante no número de incêndios em residências. De acordo com dados da corporação, entre janeiro e julho de 2024, foram registradas 833 ocorrências, contra 731 no mesmo período do ano anterior. Essa diferença de 102 incêndios representa um aumento significativo de 13,95%.

Vale ressaltar que a situação exige atenção, pois o número de casos vem crescendo ano a ano. Em 2023, o CBMCE atendeu a 1339 chamados para incêndios em residências, superando os quatro anos anteriores. Para ilustrar, foram 1184 ocorrências em 2022, 1020 em 2021, 1040 em 2020 e 935 em 2019.

Prevenção
Diante deste cenário, o Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de medidas preventivas para garantir a segurança contra incêndios em residências. A corporação destaca a importância da manutenção preventiva do sistema elétrico e da central de gás de cozinha.

Leia também: Ceará tem áreas que estão sem chuva há 150 dias e com propensão a incêndios

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile