O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a portabilidade de crédito via Open Finance começará a ser regulamentada este ano e a sua implementação deve começar em 2025, como mostrou o Estadão/Broadcast.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Também estamos trabalhando em outros avanços regulatórios, como a portabilidade de investimentos e funcionalidade para empresas”, ele disse, em um vídeo gravado para a abertura de um evento promovido pela empresa Uqbar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo o presidente do BC, a crescente integração entre os quatro blocos da agenda de inovação da autarquia – que, além do Open Finance, inclui o Pix, o Drex e a internacionalização da moeda – permitirá o surgimento de novos produtos e serviços, a exemplo de operações de crédito via Pix.
Novas regras do Pix serão implementadas a partir de 1º de novembro
Além do anuncio sobre a portabilidade de crédito no Open Finance, recentemente, o Banco central também divulgou a implementação de novas regras no Pix. As mudanças estão programadas para acontecer a partir de 1º de novembro e devem ser executadas nos mecanismos de segurança e transferência do sistema.
Entre as novidades estabelecidas com a atualização está a instauração de novos limites para os valores das transferências. A partir do próximo mês, o valor máximo das transferências realizadas em um novo dispositivo será de R$ 200. Além disso, fica também restrito a R$ 1 mil o total diário dos envios a partir dos celulares e computadores não cadastrados nos bancos.
Movimentações financeiras maiores exigirão que os aparelhos utilizados – celulares e computadores – sejam cadastrados nos bancos. No caso dos dispositivos que já possuem cadastro, nada será mudado.
Com informações de Estadão Conteúdo
Leia também | Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico oferece serviços gratuitos na Praça do Ferreira
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<